quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cristóvão

.
Cristóvão é a forma portuguesa do nome Christopher, originado a partir do nome grego Χριστοφορος (Christophoros), que significa "aquele que leva Cristo/ aquele que carrega Cristo", derivado de Χριστος (Christos), combinada com φερω (phero) "a suportar, para realizar". Os primeiros cristãos usaram o nome em sentido metafórico, querendo dizer que levavam Cristo nos seus corações.

Na Idade Média, as interpretações literais da etimologia do nome acabaram levando a lendas sobre um São Cristóvão, que carregou o jovem Jesus através de um rio. Ele chegou a ser considerado como o santo padroeiro dos viajantes.

Outros idiomas: Hristofor, Hristo (búlgaro), Kristofor, Krsto (croata), Krystof (Checo), Kristoffer, Christoffer, Kris (dinamarquês), Christoffel (holandês), Christopher, Chip, Chris, Kit, Kris, Kristopher, Topher ( Inglês), Kristoffer, Risto (finlandês), Christophe (francês), Christoph (alemão), Christoforos (grego), Kristóf (húngaro), Christie, Christy (irlandês), Cristoforo (italiano), Cristóvão (Final grego), Christophorus ( Late Roman), Kristaps (letão), Kristupas (lituano), Hristofor, Hristo, Risto (macedônio), Kristoffer, Christoffer (norueguês), Krzysztof, Krzys, Krzysiek (polonês), Christie, Christy, Kester (escocês), Krištof ( Eslovaca), Krištof (esloveno), Cristóbal (espanhol), Kristoffer, Christoffer (sueco), Christos (Teologia)

Cristóvão foi o nome de três reis da Dinamarca, e também o nome do filho do explorador Vasco da Gama. Também é o nome de Cristóvão Colombo, que muitos reivindicam ser o “descobridor” da América,  em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha.

Como curiosidade, o site Wikipédia aponta que seu nome em italiano é Cristoforo Colombo, em latim Christophorus Columbus e em espanhol, Cristóbal Colón. Este antropônimo inspirou o nome de pelo menos duas regiões da América do Norte, a Colúmbia Britânica no Canadá e o Distrito de Colúmbia nos EUA. Entretanto o Papa Alexandre VI, escrevendo em latim, sempre o chamou de Christophorum Colon, com significado de “membro” e nunca de Columbus, com significado de Pombo.

Como não poderia faltar uma boa variação na grafia do nome, um dos personagens mais importantes portadores do nome no Brasil é Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque é um engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro filiado ao PDT, Senador da República. A grafia Cristovam, oficialmente, não existe “oficialmente”, e talvez possa ser considerada uma forma grafada “á Brasileira”.


Cristóvão pode ser considerado um nome forte, marcante e másculo. Ele tem um som vigoroso e dá a impressão de robustez. Nunca poderá ser taxado de sem graça, pois é um nome que se apresenta altivamente, é incomum nos dias atuais, tem aquele toque vintage e resgata bastante historicidade e um bom significado – para os religiosos. 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário