sábado, 1 de agosto de 2015

Diadora

.

É uma possível variante de Diodore, a forma francesa masculina de Deodoro, que significa presente de Deus. Seria uma forma diferenciada de Teodoro/Teodora. 

Porém, é possível que esse nome tenha um significado próprio. Diadora é uma marca de produtos para atletismo e fitness, fundada na Itália em 1948, que inicialmente fabricava botas para alpinismo, e hoje tem um nicho importante de mercado no que diz respeito a artigos para futebol. 

Segundo o site da marca, em grego “dia-dora” significa “trocar presentes e honrarias”, ou seja, compartilhar o sucesso na filosofia da empresa. Como não entendo absolutamente nada da etimologia grega, vou comprar esse significado como verdadeiro. 


Já na Wikipédia encontramos outra versão: Diadora seria a combinação dos termos Dia e Dora, que significa “partilha de dons ou honras”. Como Doro/Dora é realmente o termo grego para "presente", é possível que o significado chegue perto do que é disseminado pela empresa. 

Foi a minha fixação pela terminação "Dora" - curiosamente não gosto de Dora - que me fez ver o nome como usável em um ser humano. Eu não estranharia em nada uma menina chamada Diadora, e acho que o som do nome passa alguma sensação fresca, ensolarada, a maresia da praia, o prazer de uma caminhada ao ar livre, respirar ar puro.

Certamente o começo "Dia" liga a todas essas sensações: afinal, um novo dia é sempre uma nova promessa de coisas novinhas que podem acontecer. 

O nome também lembra Diadorim, o clássico personagem de Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, que depois de morto descobre-se que era uma mulher. 

.


By




.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário