quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Fleur

Fleur Delacour, interpretada pela atriz Clémence Poésy 

Fleur significa  "flor" em francês,e pode ser encontrado na variante diminutiva Fleurette. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, a personagem Fleur Delacour é a campeã da Academia Beauxbatons no Torneio Tribruxo.

Este era o nome de um personagem de John Galsworthy  no romance "The Forsyte Saga" (1922).

Algumas personalidades podem ser citadas, como: Fleur Nicolette Andrea van de Kieft (Amsterdã, 22 de outubro de 1973) é uma ex-jogadora de hóquei sobre a grama neerlandesa que atuava como atacante. Disputou pela seleção de seu país duas edições dos Jogos Olímpicos, conquistando em ambas a medalha de bronze; e Fleur Northey Mellor (31 de julho de 1936) é uma ex-atleta, velocista e campeã olímpica australiana. Em Melbourne 1956, ela integrou o revezamento 4X100 m australiano junto com Betty Cuthbert, Shirley Strickland e Norma Croker, que ganhou a medalha de ouro e quebrou o recorde mundial da prova.

É impossível não ter um carinho especial por nomes franceses, pois todos eles parecem tão delicados e suaves, assim como Fleur. Uma pessoa chamada Fleur, para mim, passa impressão de uma personalidade doce e inocente. A pronúncia francesa então, é perfeita, e apesar de ser um nome estrangeiro, funciona bem em português.

Trata-se de uma boa alternativa para quem quer um literal, mas não em português, então resiste em nomear sua filha como “Flor”. Pensando em compostos, Anne Fleur e Marie Fleur são muito interessantes.

É importante lembrar que apesar da grafia “Fleur”, o nome se pronuncia “Flér” e não é uma boa ideia estropiar o nome para deixá-lo escrito como se diz: é melhor empregar tempo para explicar às pessoas como é a pronúncia correta. Vale a pena.




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário