quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Galadriel

Galadriel Stineman 

Vamos abordar hoje mais um nome com conotação literária fortíssima. Trata-se de Galadriel, tornado célebre como o nome da princesa elfo conhecida pela sua beleza e sabedoria nos romances de JRR Tolkien.

Segundo a obra de Tolkien, Galadriel era uma elfo pertencente à realeza, tanto de Noldor como Teleri, sendo uma neta de ambos os reis.

Segundo o site Behind The Name, significa “Donzela coroada com uma grinalda radiante”, em sindarin. Alatáriel é a forma Quenya de seu nome, e ainda é possível citar Altáriel, Artanis e Nerwen. Até o fim de sua estada na Terra média, era co-governante de Lothlórien com o marido, Senhor Celeborn, e foi referida várias vezes como a Senhora de Lórien, Senhora dos Galadhrim, Senhora da Luz, ou Senhora da Floresta Dourada. Sua filha Celebrían era a esposa de Elrond e mãe de Arwen, Elladan e Elrohir.

Tolkien descreve Galadriel como "a mais poderosa e mais bela de todos os elfos que permaneceram na Terra média " (após a morte de Gil-galad ) e "a maior das mulheres élficas". É interpretada por Cate Blanchett na trilogia cinematográfica The Lord of the Rings e na trilogia O Hobbit, ambas dirigidas por Peter Jackson.

Mas o nome não tem apenas representantes na literatura: Galadriel Stineman é uma atriz estaduniense. Ficou conhecida pelo seu papel de Gwen Tennyson no filme Ben 10: Alien Swarm. Embora não tenha encontrado isso em fontes seguras, é provável que os pais da atriz tenham escolhido seu nome a partir da obra de Tolkien. O falecido músico Duane Allman tem uma filha chamada Galadrielle.

Algumas pessoas tornam-se resistentes ao nome justamente por vir  de um personagem, mas, por que mesmo não deveriam nomear suas crianças após um personagem fictício? --- Isso já é feito há muito tempo. Galadriel é um belo nome que sugere força interior ainda elegância. E ainda, sugere que os pais fizeram boas leituras.

Para mim, trata-se de um nome absolutamente deslumbrante. No entanto, admito que é necessária uma alta dosagem de coragem e personalidade para nomear uma filha com ele. 

Galadrielle Allman





By






.




Um comentário: