sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Luca

.

Luca é a forma italiana e romena de Lucas, que por sua vez vem do nome grego Λουκας (Lucas.) , que significa "Da Lucânia", uma região na Itália.

Este nome foi suportado por Luca Della Robbia, um escultor renascentista de Florença.

No ranking do Baby Center Brasil 2014, que exibe os 100 nomes mais usados n país, ele está na posição número 34, e caiu 1 posição em relação a 2013. Porém, ele está no ranking na grafia Lucca. 

Pode ser considerado um nome geográfico visto que Luca ou Lucca é uma comuna italiana na região da Toscana, com mais de 80 mil habitantes. 

Em São Paulo, foram estes os registros de Luca e de suas variações:

Nome
Qtd
Lucca
985
Lukas
248
Luca
226
Luka
18
Fonte: ARPEN/SP (2014)


Variante: Lukas (Alemão)

Outros idiomas: Lucas (Bíblico), Loukas (grego bíblico), Lucas (Bíblico Latina), Lluc (Catalão), Luka (croata), Lukas (Checo), Lukas (dinamarquês), Lucas, Luuk (holandês), Lucas, Lucas , Lucky (Inglês), Luukas (finlandês), Luc, Lucas (francês), Luka (Geórgia), Lukács (húngaro), Lucas (irlandês), Lukas (lituano), Luka (macedônio), Lukas (norueguês), Łukasz (polonês), Lucas (Português), Luka (russo), Luka (sérvio), Lukáš (eslovaco), Luka (esloveno), Lucas (espanhol), Lukas (sueco).



By



.

2 comentários:

  1. A grafia correta do nome em italiano é com apenas um c, Luca. Infelizmente, como de costume, no Brasil é a grafia inventada que se populariza. Culpa do Neymar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente. Mas Lucca com dois C's dá para tolerar, o problema é quando é Ishtefani ou Sopfhia

      Excluir