terça-feira, 4 de agosto de 2015

Luiz

.

Luiz/Luís é um nome clássico, antigo, atemporal e utilizado a séculos pelos portugueses e brasileiros, ficando muito bem alojado em compostos originais – ou não. Definitivamente um nome usado sem moderação.

O composto com Luiz mais famoso no ranking anual de nomes mais usados no Brasil organizado pelo Baby Center e publicado em 2014 é Davi Luiz (desnecessário dizer que é por conta do Jogador de futebol e do ano da Copa). Além de Davi Luiz, temos outros compostos que aparecem no Top 100 brasileiro:

Luiz Felipe
Luiz Gustavo
Luiz Miguel
Luiz Henrique
Luiz Fernando
Luiz Otávio

Em São Paulo, no ano de 2014, foram estes os registros de Luiz e suas outras grafias (lembrando que este ranking não separa nomes simples de compostos):


Nome
Qtd
Luiz
4882
Luis
1580
Luís
732
Luíz
35
Fonte: ARPEN/SP (2014)

Em Portugal, tivemos 319 registros de Luis sem compostos, e apenas 4 registros de Luiz com essa grafia. Já a grafia preferida dos brasileiros é com Z. Acrescente-se a isso uma infinidade de nomes compostos com Luís, inclusive a habitual junção de nomes femininos com masculinos, como Maria Luís.

O nome é uma das formas possíveis do nome Ludovicus, forma latinizada de Ludwig, originado a partir do nome germânico Chlodovech, que foi composta dos elementos hlud "famoso" e wig "guerra, batalha".

Esse foi o nome de 18 reis da França, começando com Luís, filho de Carlos Magno, passando por São Luís (Luis IX) que levou duas cruzadas e Luis XIV (o Rei- Sol, símbolo do absolutismo que reinou na França no auge do seu poder, construtor do Palácio de Versalhes e Rei que tem o período de governo mais longo da história da Europa).

Após a Revolução Francesa, quando Luís XVI foi guilhotinado, o nome se tornou menos comum. Os normandos o levaram para a Inglaterra, onde ele foi escrito como Lewis. A ortografia “Luís” tem sido mais comum na América.
Portadores famosos incluem o cientista francês Luís Pasteur, Luís Riel, que liderou uma rebelião contra o Canadá e o escocês Robert Luís Stevenson, que escreveu obras clássicas como por exemplo, A Ilha do Tesouro.

Diminutivo: Luisinho

Formas femininas: Luisa, Luiza


Outros idiomas: Chlodovech, Clodovicus, Ludovicus, Clovis, Hludowig (germânico antigo), Koldobika, Koldo (basco), Loïc (Breton), Lluís (Catalão), Alojz, Alojzije (croata), Alois, Ludvik, Ludek (Checo), Ludvig (dinamarquês), Aloysius, Lodewijk, Louis, Lowie, Ludo (holandês), Aloysius, Lewis, Louis, Lou, Louie (em Inglês), Ludoviko, Luĉjo (Esperanto), Loïc, Louis, Ludovic, Clovis, Lou (francês) , Lois (galego), Alois, Aloysius, Ludwig, Lutz (alemão), Alajos, Lajos (húngaro), Ludvik (islandês), Alaois (irlandês), Alvise, Lodovico, Ludovico, Luigi, Gino, Luigino, Vico (Italiano) , Ludis, Ludvigs (letão), Liudvikas (lituano), Aloys, Aloysius (medieval Occitan), Ludvig (norueguês), Lois (Occitan), Alojzy, Ludwik (polonês), Alojz (eslovaco), Alojz, Alojzij, Ludvik, Lojze (esloveno), Luis, Lucho (espanhol), Ludvig, Amor, Ludde (sueco).



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário