terça-feira, 4 de agosto de 2015

Rodrigo



Rodrigo é a forma espanhola, portuguesa e italiana de Roderick. Um portador notável  - também conhecido como El Cid - foi Rodrigo Diaz de Vivar, um comandante militar espanhol do século XI. 

Roderick, por sua vez, quer dizer "poderoso e famoso", "famoso poder" ou "potência famosa", dos elementos germânicos Hrod (fama) e Ric (poder). Este nome esteve em uso durante os visigodos, a cargo de seu último Rei que morreu na luta contra invasores muçulmanos. 


O nome possuía cognatos nórdico antigo e germânico ocidental, e foi apresentado à Inglaterra através dos colonos escandinavos e normandos. Ele ficou sem uso após a Idade Média, e foi reavivado no mundo de fala inglesa pelo poema de Sir Guálter Scott, A Visão de Dom Roderick (1811). 

Variantes: Ruairi, Ruairidh, Ruaraidh, Ruaridh (escocês), Rhydderch (Galês)

Diminutivos: Rod, Roddy (Inglês), Roddy (escocês)

Forma feminina: Rodina (escocês)

Outros idiomas: Hroderich (germânico antigo), Roderic (Catalão), Rodrigue (francês), Rodrigo, Roi (Galego), Rory, Ruaidhri, Rorie, Ruaidrí, Ruairi (irlandês), Rodrigo (italiano), Rodrigo, Rui, Ruy (português), Rodrigo, Ruy (Espanhol)

Foi o 49o nome mais registrado no Brasil segundo a Lista do Baby Center Brasil 2014. Entretanto, caiu duas posições em relação a 2013.

Em São Paulo, foram estes os registros de Rodrigo: 


Nome
Qtd
Rodrigo
741
Fonte: ARPEN/SP (2014)



É um nome utilizado a várias gerações, mas que nunca caiu totalmente de moda no Brasil. Além disso, aparentemente desfruta de muita popularidade em Portugal, ocupando o 2o lugar no ranking de nomes masculinos divulgado em 2014. 

No pequeno universo populacional português, Rodrigo só perde para João, e possui 1783 registros. 


Rodrigo Sanchez Galeazzi, conhecido como Rodrigo Koala (São Paulo, 16 de janeiro de 1973) é vocalista e guitarrista da banda brasileira Hateen;

Rodrigo (Ruderic, Roderic, Roderik, Roderich ou Roderick nas línguas germânicas) foi rei visigodo da Hispânia de 710 a 711. Com ele terminou o Reino Visigótico. Foi o lendário "último rei dos godos". Historicamente, pouco pode ser dito com exatidão sobre o seu reinado, exceto que governou parte da Península Ibérica ao mesmo tempo em que seus adversários governavam o resto do território e que foi derrotado e morto pelos muçulmanos, que conquistariam a maior parte da península.

Rodrigo Sanches de Portugal (1200? - agosto de 1245), foi um Infante de Portugal, filho bastardo de Sancho I de Portugal e de Maria Pais Ribeira, a Ribeirinha. Foi um dos chefes do partido senhorial durante o reinado de Sancho II de Portugal. Morreu em combate na Lide de Gaia em 1245 contra o exército real comandado por Martim Gil de Soverosa.

Rodrigo de Córdova é um santo venerado nas Igrejas Católica e Ortodoxa. Faz parte dos mártires de Córdova, grupo de cristãos moçárabes condenados à morte por sua fé durante os reinados de Abderramão II e Maomé I no Emirado de Córdova. Segundo a tradição, Rodrigo era um sacerdote em Cabra e tinha dois irmãos, um muçulmano e outro sem religião, atuando frequentemente como mediador das disputas dos dois.

Alguns famosos do meio artístico brasileiro são Rodrigo Santoro, ator brasileiro, e Rodrigo Faro, ator e apresentador brasileiro.




By




.

Um comentário: