quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Alma

.

Para nós, que falamos a língua portuguesa, Alma é um nome literal: se refere ao nosso espírito, nosso animus, nossa chama da vida. Algo que habita dentro do nosso corpo, segundo inúmeras crenças religiosas.

Porém, este não é o mesmo significado que tem para os ingleses, que crêem que o nome ficou popular depois da Batalha de Alma (1854), que ocorreu perto do Rio Alma, na Criméia e terminou com a vitória da Grã-Bretanha sobre a França. O nome já estava em uso antes da batalha, entretanto, mas intensificou-se após a ela.

O rio Alma está localizado na região de Marlborough, na Nova Zelândia. Corre através dos terrenos ásperos do interior, antes de encontrar o rio Severn, próximo da ligação entre o rio Severn e o rio Acheron. O território onde ocorreu a Batalha pertence hoje para a Ucrânia.

Eles acreditam que o nome se inspire na palavra latina “Almus”, ou seja, “nutritivo”. Talvez isso faça sentido, já que “Alma mater” é a expressão em latim para "mãe nutritiva". Foi usada na Roma antiga como um título para a deusa mãe, e no cristianismo medieval para a Virgem Maria.

Para os ingleses, isso apenas coincide com o significado “Espírito” da palavra portuguesa e espanhola.


Mas não é o único significado literal: Alma também significa maçã em húngaro. 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário