domingo, 27 de setembro de 2015

Amália










Amália é a forma latinizada do nome germânico Amala, uma forma abreviada de nomes que começam com o elemento amal que significa "trabalho". É um nome de antiquíssima origem gótica – tendo em mente que “Amalos” foi uma das dinastias mais poderosas dos godos – sendo interpretado como “trabalhador, ativo, enérgico”. Esse termo “amal” está presente em outros nomes como Amalaberga, Amalafrida ou Amalasunta. Todos horríveis, é claro.

Variantes: Amelia (espanhol), Amelia (italiano), Amelia (holandês), Amalie, Amelia (alemão), Amelia (antigo germânico)

Outras línguas: Amalija (croata), Amalie (Checo), Amelia, Amilia, Emelia, Millie, Milly (Inglês), Amélie (francês), Amália (húngaro), Amalija (lituano), Amelia (polonês), Amália, Amelia (português), Amália (eslovaco), Amalija (esloveno).


Este nome é bastante usado pela monarquia europeia. Na família real de Luxemburgo existem várias, inclusive uma Princesa Amália de Luxemburgo, nascida em 2014, a primeira filha do Príncipe Félix e sua esposa, Claire. Ela foi nomeada em honra a Princesa Amália de Sajônia, que teve um papel importante da independência do país.

Além dessa, temos Catarina Amália Beatriz Carmem Vitória, nascida em 2003, conhecida como princesa Amalia  dos Países Baixos, é a filha mais velha do rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos e sua esposa, a rainha Máxima, sendo a herdeira aparente do Reino dos Países Baixos. 

No Brasil, é um nome extremamente raro na geração atual. Na amostragem disponível de registros oficiais, no estado de São Paulo, foram registradas 12 meninas com esse nome (Arpen/SP, 2014), e esse numero não mudou desde então: somando os resultados de Amalia  e Amália (separados por acentuação), tivemos também 12 registros na lista da Arpen/SP de 2016.

É uma ótima opção para quem não deseja escolher um nome popular que figura na lista dos mais usados no Brasil. Amália é ousadia pura.

É claro que Amalia   já teve dias melhores no Brasil como nome de bebes e crianças, principalmente por volta de 1940, segundo o IBGE: 14.435 pessoas se chamam assim em todo o Brasil, de acordo com a pesquisa Nomes no Brasil, baseada no Censo 2010, sendo que isso faz dele o 711º nome mais usado no país durante o tempo que abrange a coleta de dados. O maior número de Amalia  ’s está no Rio Grande do Sul.

Além disso, é um nome que possui um toque de internacionalidade. Apesar de não configurar-se presente nos rankings europeus disponíveis, Amalia  por lá é um nome associado à nobreza e à monarquia e bastante conhecido em todo o mundo.

Amalia  , nos Estados Unidos, onde a bebê nasceu, Amalia   consta como o 827º nome feminino no ranking de nomes mais usados, ou seja, não é nada popular. Foram apenas 337 registros de Amalia   nos EUA durante o ano de 2015 (Social Security dos EUA), o que não configura com certeza, como um nome de grandes popularidades.

Fora dos Estados Unidos, Amalia   também é popular no Chile (45º lugar no ranking de 2014) e na Romênia (42º lugar no ranking de 2009).

Recentemente, a atriz Natalie Portman deu a luz à uma menina chamada Amalia , e sendo que ela tem muitos fãs no Brasil, pode ser que sua escolha venha a ter algum reflexo em terras tupiniquins. Por aqui, cabe dizer que Amália é o nome da esposa do jornalista e apresentador Evaristo Costa.


Outras referências:


Amalia  Bettini, atriz italiana;
Amalia  Brugnoli, bailarina italiana;
Amalia  Liana Cambiasi Negretti Odescalchi, verdadeiro nome de Liala, escritora italiana;
Amalia  Dupré, escultora italiana;
Amalia  Ferraris, dançarina italiana;
Amalia  Gré, compositora, desenhista, escultora e artista digital italiana;
Amalia  Guglielminetti, escritora e poetisa italiana;
Amalia  Pellegrini, atriz italiana;
Amalia  Pomilio, jogadora de basquete italiana;
Amalia  Sartori, política italiana;

Amalia  Schirru, política italiana;




.


2 comentários: