domingo, 27 de setembro de 2015

Anita



"Entramos, e a primeira pessoa que se aproximou era aquela cujo aspecto me tinha feito desembarcar. Era Anita! A mãe de meus filhos! A companhia de minha vida, na boa e na má fortuna. A mulher cuja coragem desejei tantas vezes. Ficamos ambos estáticos e silenciosos, olhando-se reciprocamente, como duas pessoas que não se vissem pela primeira vez e que buscam na aproximação alguma coisa como uma reminiscência. A saudei finalmente e lhe disse: 'Tu deves ser minha!'. Eu falava pouco o português, e articulei as provocantes palavras em italiano. Contudo fui magnético na minha insolência. Havia atado um nó, decretado uma sentença que somente a morte poderia desfazer. Eu tinha encontrado um tesouro proibido, mas um tesouro de grande valor." (Narração do encontro de Giuseppe e Anita Garibaldi, em suas memórias).

Anita é um nome comumente associado a um diminutivo de Ana, que tem origem na língua hebraica e quer dizer “cheia de graça”.

Mas, segundo o Behind The Name, Anita também pode ser um nome indiano, o feminino de Anit, que significa "líder" ou "sem malícia" em sânscrito.

Anita ou Martine é a personagem dos livros infantis escritos por Marcel Marlier (ilustrador) e Gilbert Delahaye (escritor) criada em 1954. Em Portugal começaram a circular em 1966 pela mão Editorial Verbo. Em 2015 e já publicadas pela editora Zero a Oito, a Anita passou a usar o seu nome original Martine.

Presença de Anita é um livro de Mário Donato publicado pela primeira vez em 1948. No ano de 2001, a Rede Globo fez uma minissérie baseada na sua história sendo que a personagem principal foi interpretada pela atriz Mel Lisboa. Também teve uma adaptação para o cinema, em 1951.

Talvez a personagem mais conhecida dos brasileiros – e italianos – é Anita Garibaldi, heroína ítalo-brasileira conhecida como “Heroína dos dois mundos”. Forçada a casar-se aos 14 anos, por insistência da mãe, com seu primeiro marido que acabou alistando-se e abandonando-a, Anita acabou mais tarde conhecendo Giuseppe Garibaldi, revolucionário italiano que lutava em prol da Revolução Farroupilha. Eles ficaram juntos, tiveram quatro filhos, e Anita demonstrou coragem em inúmeras batalhas ao lado do marido. Faleceu na Itália, depois de lutar ao lado do marido pela unificação italiana.

Anita Garibaldi 

Depois dela, várias ruas, praças, avenidas e cidades são nomeadas em sua homenagem, como a cidade de Anita Garibaldi em Santa Catarina.

Outra personagem interessante é pintora e desenhista brasileira Anita Malfatti.


Para quem gosta de funk, Anitta é o nome artístico de Larissa de Macedo Machado, que conquistou fama no Brasil com hits nesse estilo musical. 









By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário