terça-feira, 15 de setembro de 2015

Aquiles

.


Aquiles é a forma portuguesa e espanhola de Achilles, originado a partir do grego Αχιλλευς (Achilleus), que é de significado desconhecido, talvez derivado do grego αχος (achos) "dor" ou então a partir do nome do Rio Achelous.

Este era o nome de um guerreiro na lenda grega, um dos personagens centrais da "Ilíada", de Homero. O mais bravo dos heróis gregos na guerra contra os troianos, ele acabou sendo morto por uma flecha no calcanhar, a única parte vulnerável de seu corpo.

Segundo a mitologia, Aquiles era o melhor e mais bonito soldado entre os que lutavam contra Tróia. Ele seria invencível e não poderia morrer por ter se banhado no Rio Estige, sendo que o calcanhar era sua única parte vulnerável, a parte que o mantinha vivo e no mundo humano.

Segundo a lenda, a flecha envenenada teria atingido justamente o calcanhar, e a expressão "calcanhar de Aquiles", que indica a principal fraqueza de alguém, teria aí a sua origem.

Podem ser consideradas variantes do nome as grafias Achilleus (mitologia), e Achile (França e Itália).

Ele é um nome pouco popular no Brasil, mas não totalmente desconhecido e talvez esteja sendo “redescoberto”. Um indicativo disso é que em São Paulo, no ano de 2014, de acordo com dados da Arpen/SP, foram registrados 45 meninos com esse nome.

Embora o ranking seja apenas paulista, e não nacional, essa é uma amostra de que o nome pode estar voltando com boas perspectivas.

Para o nome Aquiles, que ainda tem poucos adeptos, 45 registros é uma grata surpresa. Já em Portugal, o nome teve apenas 1 registro em 2014, ou seja, é quase que totalmente esquecido pelos portugueses.


Aquiles Priester (Otjo, 25 de junho de 1971) é um baterista sul-africano radicado no Brasil, conhecido pelo seu trabalho nas bandas Hangar (da qual é criador) e Angra (da qual fez parte entre 2000 e 2008).



By






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário