terça-feira, 15 de setembro de 2015

Oceana

.


Oceana é daquele tipo de nome com significado óbvio: é uma elaboração da palavra oceano, dando-lhe uma terminação feminina em “Ana”. A variante Océane é usada na França.

Pode ser considerada uma variação do nome masculino Oceanus. O primeiro bebê nascido no navio Mayflower foi nomeado Oceana, em honra da viagem. Mayflower transportou os chamados Peregrinos, do Porto de Southampton, na Inglaterra, até o “Novo Mundo”.

Os Peregrinos do Mayflower foram os primeiros colonos a se estabelecer e, originando os futuros Estados Unidos da América. Fundaram aí a cidade de Plymouth, que se tornaria a capital da Colónia de Plymouth.

Na mitologia grega, Oceano (grego Οκεανος, okeanos), é o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano e Gaia que tem um corpo formado por um torso de um homem, com garras de caranguejo tal qual chifres na cabeça e grande barba, terminando com a cauda de uma serpente.

Meu primeiro contato com ele foi no filme de animação “Barbie: Vida de Sereia”. No filme, a sereia meio humana Merlia (Barbie) descobre o reino de Oceana, no fundo do mar, onde sua mãe, a sereia Kalissa é a rainha.

No site Nomes no Brasil, do IBGE, baseado no Censo 2010, encontrei apenas 33 mulheres chamadas Oceana no Brasil, sem dados sobre em qual década ou estado nasceram. 

Fui pesquisar e descobri a atriz portuguesa Oceana Basílio, que atua na televisão e também, Oceana Mahlmann, mais conhecida como Oceana, que é uma cantora alemã do gênero Soul.

Geograficamente, também encontramos referências: Oceana é uma cidade localizada no estado norte-americano de Virgínia Ocidental, no Condado de Wyoming. E ainda, existe o Condado de Oceana é um dos 88 condados do estado americano de Michigan. A sede do condado é Hart, e sua maior cidade é Hart.

Na lógica, esse nome tem tudo para ser apreciado: Sua inicial “O” lhe confere um brilho especial, além de força e imponência. No entanto, a terminação “Ana” o torna suave e familiar. Além disso, é literal e exótico, remete ao mar e a natureza: deslumbrante.




By




.

2 comentários: