domingo, 20 de setembro de 2015

Eleonora

.

O nome Eleonora, na minha opinião, é um dos nomes mais bonitos dos quais temos disponíveis para escolha. É um nome que de cara demonstra uma aura de nobreza, que se adequaria perfeitamente a uma rainha ou princesa. 

Não é para  menos, afinal, a própria família real brasileira tem a sua: Eleonora Maria Josefa Rosa Filipa Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach é a oitava filha de D. Pedro Henrique, chefe da casa Imperial do Brasil, sendo a oitava na linha de sucessão ao trono.

Além dessa, existiram várias princesas alemãs e uma imperatriz austríaca, chamada Eleonora Magdalena von der Pfalz-Neuburg, que viveu de 1655 a 1720. 

Mas infelizmente, proporcionalmente à sua beleza, está o total desconhecimento do significado do nome. Sabemos que ele vem de Alienor, que significa "A outra Aenor". Alienor - ou Eleonor  - da Aquitânia, era filha de uma Aenor, de forma que usavam essa distinção para diferenciá-las. 

Entretanto, ninguém faz a mínima ideia de qual era o significado de Aenor. Então, ele se perdeu no tempo. Alguns sites dão Eleonora como variante de Helena, porém, não há nenhum indício etimológico que comprove isso. 

Eleonora também é o nome da heroína da peça Il Trovatore, de Verdi. 

Em resumo, um nome permeado de elegância e refinamento. Qualquer menina nomeada como Eleonora, terá muita sorte de ter um nome extremamente digno. 



By



.


7 comentários:

  1. Prefiro Eleanor por causa da Eleanor Roosevelt (a primeira dama do mundo e grande ativista dos direitos humanos) e também porque ao se falar parece ser mais aberto e, portanto, na minha humilde opinião portador de uma melhor melodia. Acho que Eleonora fica um pouquinho forte demais se ao pronunciar a vogal "o" se for fechada -> Eleon(ô)ra (eu gosto, mas não sei explicar, fica pesado, sóbreo demais, fechado demais...penso em uma novela mexicana, talvez uma vilã de personalidade muito forte ou uma senhora de mais idade). Sobre Eleonora, gosto muito de Leonóra (com a vogal "o" aberta, ou seja com acento agudo)...faz parecer El(ó)ra também. Acho que a forma de pronunciar faz toda diferença na escolha do nome também...Eu gosto de nomes mais expansivos, com entonação mais aberta. Eleonora e Leonor são chiques, sem dúvidas, mas também são pesados quando se fala. Eu penso muito em Eleanor ou Leonóra e até mesmo Elóra...também gostei muito do post sobre Elanor (ficou muito bom!). Pena que vocês pararam com o blog, espero que esteja tudo bem e que vocês algum dia voltem a escrever! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda-se a sua preferência, a mulher está dando informações sobre o nome "Eleonora", para as mães que estão interessadas NELE, não em sua variação.

      Excluir
    2. Eleonora é um nome clássico, delicado, original e feminino.
      Odeio as variações toscas, abreviadas e másculas desse nome, que é perfeito.
      Não tem porque ficar sugerindo que as mães o troquem por Eleonor, Leonor, Elanor e etc...

      Excluir
  2. Eu amo esse nome a anos. Agora em 2022 será o nome da minha filha.

    ResponderExcluir