segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Carina


.
Carina é um nome derivado do latim antigo "Cara", que significa "querida, amada". Era o nome de uma santa e mártir do século 4 d.C. É também o nome de uma constelação no céu do sul, embora, neste caso, significa "quilha", referindo-se a uma parte do navio Argo, de Jason. 

Pode ser encontrado nas versões Karyna (Inglês), Carine, Karine (francês). O Behind The Name também aponta Karina, nessa grafia, como sendo uma das formas possíveis diminutivas de Catarina, usada na Suécia, Noruega e outros países de língua semelhante. 

Carina e Carine foram bastante populares na década de 80, no Brasil. Por isso, é um nome que embora raro hoje entre bebês, não causa nenhum estranhamento. Pode ser usado hoje sem parecer ultrapassado nem mesmo popular demais. 

Em São Paulo, segundo dados da Arpen/SP, em 2014 foram 109 registros do nome Karina, 38 registros do nome Karine, 16 registros do nome Carina, e mais 16 do nome Kariny. Em Portugal, foram 20 meninas chamadas Carina no ano de 2014, além de alguns registros como segundo nome.

Como referência, podemos citar a modelo e Miss Brasileira Carina Beduschi; a tenista profissional alemã Carina Witthöft; a atriz, apresentadora e modelo brasileira Karina Bacchi; a atriz e diretora de telenovelas mexicana Karina Duprez; 

Embora seja um nome bastante ligado à década de 80, pelo menos no que diz respeito ao Brasil, continua sendo usável para os bebês nascidos agora. Além disso, tem um bônus que é o significado muito fofo. 


By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário