sábado, 5 de setembro de 2015

Napoleão

.
Napoleão é a forma portuguesa de um antigo nome italiano, Napoleon, popularizado especialmente pelo Imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821), que nasceu em Córsega.

É possivelmente derivado do germânico Nibelungen, o nome de uma raça de anões da lenda germânica, que significava “filhos da névoa”.

Alternativamente, poderia estar conectado com o nome da cidade italiana de Nápoles.

Napoleão Bonaparte (em francês: Napoléon Bonaparte; Ajaccio, 15 de agosto de 1769 — Santa Helena, 5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Carlos Luís Napoleão Bonaparte, dito Luís Napoleão e, posteriormente, Napoleão III (Paris, 20 de abril de 1808 – Chislehurst, 9 de janeiro de 1873), foi o 1º Presidente da Segunda República Francesa e, depois, Imperador da França no Segundo Império. Era sobrinho e herdeiro de Napoleão Bonaparte. Foi o primeiro presidente francês eleito por voto direto. Entretanto, foi impedido de concorrer a um segundo mandato pela constituição e parlamento, organizando um golpe em 1851 e assumindo o trono como imperador no final do ano seguinte.

Napoleão II, o príncipe Francisco Carlos José Bonaparte (François Charles Joseph Bonaparte), dito 2.º Imperador de França ou Rei de Roma, filho de Napoleão Bonaparte e de sua segunda esposa, a arquiduquesa da Áustria Maria Luísa, nasceu em Paris no dia 20 de março de 1811 (no Palácio das Tulherias) e morreu de tuberculose em Viena (no Palácio de Schönbrunn) em 22 de julho de 1832. Recebeu do pai, ao nascer, o título de rei de Roma. Foi reconhecido imperador pelas câmaras, em 1815, mas cresceu na corte de Viena como um príncipe Habsburgo. Enfermiço e retraído, passou a ser conhecido em 1818 como duque de Reichstadt. Suas cinzas, que repousavam na cripta imperial austríaca da igreja dos Capuchinos em Viena, foram devolvidas à França por Hitler em 1940.


Napoleão Xavier do Amarante é um advogado e escritor brasileiro, titular na cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras.


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário