sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Rita


Rita é um diminutivo de Margherita e outros nomes que terminam em rita. Uma portadora famosa era a atriz americana Rita Hayworth (1918-1987). Constitui-se em um nome internacional pois é grafado da mesma forma em diversas línguas, encontrando-se pouca variação.

Em Portugal foram registradas, no ano de 2014, 444 meninas chamadas Rita. Aparentemente, em Portugal ele é ao mesmo tempo clássico e contemporâneo. Já em São Paulo, no mesmo ano, foram 50 registros de Rita, o que demonstra que ele não é popular mas também não se trata de um nome desconhecido e estranho. 

Embora originalmente o nome seja um diminutivo de Margaritha, no contexto católico ele é usado autonomamente, em referência a Santa Rita de Cássia, uma santa muito popular. Conforme a Wikipedia:

Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti (Roccaporena, 1381 — Cássia, 22 de maio de 1457), foi uma monja agostiniana da diocese de Espoleto, Itália. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica.Foi uma pessoa de muita fé e salvou o irmão de seu marido que estava com a peste apenas pela oração. Seu marido foi assassinado e seus filhos desejaram vingar-se. Rita diz que preferiu que seus filhos "morressem do que derramassem mais sangue"

JK Rowling usou esse nome para sua personagem Rita Skeeter.
]
Rita Hayworth é uma famosa atriz espanhola.

Lovely Rita é o nome de uma canção dos Beatles.

Rita Moreno é uma atriz porto-riquenha premiada com o Oscar, sendo a primeira atriz latina-americana a ter ganhado um Emmy, um Grammy, um Oscar  e um prêmio Tony.

No Brasil, uma referência para o nome é Rita Lee, cantora, compositora e considerada Rainha do Rock’n’roll.




By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário