sábado, 24 de outubro de 2015

Arcanjo

.
É comum encontramos homens chamados Ângelo, que em tese, quer dizer "anjo" ou "mensageiro". Porém, é muito raro encontrar um homem chamado Arcanjo. Exceto aqui na região do sul do Brasil, onde moro, especificamente na minha cidade, onde existia um Padre muito querido com esse nome, a quem se atribui alguns pequenos milagres. Assim, todos os Arcanjos daqui são fruto de promessas ao falecido Padre ou então, homenagem.

O Padre Arcanjo Moratelli faleceu em Santa Rosa/RS e foi construído um túmulo/altar em Tarumã, localidade do município que ele gostava muito, onde peregrinos de toda a região vão rezar e fazer seus pedidos e promessas. 

Arcanjo, do grego, Arkhaggelos, formado pelos elementos "Arkhos", principal, primeiro, e anggelos, que significa mensageiro, significa portanto "O primeiro anjo" ou "principal mensageiro". Na cultura judaica e cristã um arcanjo é um anjo da mais alta ordem (a oitava) na hierarquia celeste. Na Igreja Católica Ortodoxa nomeia-se os arcanjos em: Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Salatiel, Jegudiel, Baraquiel e Jeremiel.

Há um personagem de X-men (Marvel) conhecido como Arcanjo (em inglês, Archangel), que tem asas e a possibilidade de voar. 

O repórter Tim Lopes, que causou muita repercussão após ter desaparecido e dado como morto enquanto investigava narcotraficantes, por nascimento chamava-se Arcanjo Lopes do Nascimento. Mas, só para observar, ele também era nascido gaúcho (em Pelotas, Rio Grande do Sul). 

Em Portugal, existe um estádio de futebol chamado José Arcanjo, que no caso era apelido/sobrenome da família que doou o espaço para a sua construção. 

O Brasil vive uma onda de nomes bíblicos usados para batizar bebês nascidos nesses últimos anos. Embora os arcanjos não serem seres de exclusividade cristã, aparentemente trata-se de uma boa alternativa para quem quer ligar o nome do filho ao sagrado. 

Além disso, pela sonoridade, a mim parece melhor que Ângelo, e também bem menos comum. Acredito que Arcanjo seja uma boa alternativa de nome para esse público religioso/espiritual. 



By




Nenhum comentário:

Postar um comentário