sábado, 24 de outubro de 2015

Jezebel & Jezabel

.


Jezebel ou Jezabel origina-se a partir do hebraico אִיזֶבֶל ('Izevel) o que significa que, provavelmente, "onde está o príncipe?", pergunta de um ritual falado em cerimônias em homenagem a Baal. Em alternativa, pode significar "não exaltado". Em outros sites o significado apontado é "Baal exalta".  No Velho Testamento Jezebel é a esposa de Acabe, rei de Israel. Ela é uma rainha muito poderosa, que institui o culto a Baal, recriminando os sacerdotes do deus de Israel. 

Jezebel se torna mais importante e mais influente que o rei, e acaba dominando totalmente o governo de Israel, causando revolta entre os seguidores do deus de Israel. Elias a confronta, assim como Jaú, e no final este último manda eunucos jogarem-na da janela, e ela é comida por cães, cumprindo a profecia de Elias. Mais tarde, Jaú manda sepultá-la, já que ela era uma rainha, mas só encontram o crânio e os ossos dos pés e das mãos. Toda a história de Jezebel pode ser lida aqui. 

Por causa da personagem bíblica, Jezebel é considerada uma mulher sedutora e sem escrúpulos. Muitas religiões apoiam suas crenças do não uso de maquiagem ao fato dos cães não terem comido o rosto de Jezebel que estava pintado. 

No hebraico bíblico, na verdade, a grafia do nome é Izevel. Pode ser encontrada ainda nas grafias Jezabelle e Jezebelle. Existe uma atriz de filmes pornôs norte-americana chamada Jezebelle Bond (nome artístico).

Jezebel (em Portugal Jezebel, a Insubmissa) é um filme estadunidense de 1938, do gênero drama, produzido e dirigido por William Wyler. O filme é ambientado na cidade de Nova Orleans no século XIX, na época em que a região era dominada pela aristocracia rural sulista algodoeira, e assolada por surtos de febre amarela.

Quanto à sonoridade, penso que Jezebel e Jezabel sejam bastante parecidos com Isabel e portanto, bastante plausíveis. Já a associação com a personagem bíblica não é muito agradável, mas não é muito digna de importância nos dias atuais. A tal Jezebel viveu há milhares de anos, e é de se esperar que haviam várias no seu tempo, mas somente ela ficou famosa.

Por outro lado, mulheres poderosas e dominadoras, que ocuparam espaços masculinos são sempre descritas na Bíblia como pecadoras, logicamente, algo que legitima a dominação masculina ao longo dos séculos. 

Portanto, pessoalmente, não vejo nada que desabone o nome. Usaria sem problema nenhum e adoraria conhecer uma pequena Jezebel ou Jezabel. 

Jezebel também felizmente vem com o benefício da originalidade: No Brasil, apenas 152 pessoas se chamam Jezebel, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), a maior taxa de frequência é no Rio Grande do Sul, e a maioria nasceu nos anos 80. Também encontrei outras grafias, como Jesebel, que tem 269 pessoas. O IBGE ainda revela grafias como Gezebel e Gesebel.

Já a grafia Jezabel é ainda mais rara e tem 85 representantes apenas, segundo o IBGE. 






By





.



Nenhum comentário:

Postar um comentário