domingo, 25 de outubro de 2015

Nívea

.

Nívea é um nome derivado do latim "niveus", que significa "branca de neve". Ele foi usado pela escritora Isabel Allende para um personagem do seu romance em língua espanhola "La Casa de Los Espiritus" (1982), traduzido para o português como "A casa dos Espíritos".

Considero-o um nome sensacional, tanto pela sonoridade, pela dificuldade de achar nomes verdadeiramente bons com N, e pelo significado maravilhoso que ele tem de extra. No Brasil, ele nunca foi realmente muito usado, mas tem lá suas representantes, como a atriz Nívea Maria e Nívea Stelmann, mais jovem, nomeada em homenagem à primeira. 

Também temos outra atriz chamada Nívea Helen e uma cantora e compositora chamada Nívea Soares

O que infelizmente estraga o nome Nívea no Brasil - na opinião de muitas pessoas, não na minha - é a marca de cosméticos Nívea, que apesar da sede alemã, tem muitos consumidores por aqui. Eu não vejo demérito nenhum em ter uma marca com nome de pessoa e isso é algo que não podemos levar em consideração, caso contrário, não haverá mais nomes bons para serem usados, visto que a maioria deles nomeia alguma outra coisa além de pessoas. 

Talvez essa seja a explicação para no Brasil - e em Portugal também - não haver a mais remota referência de Nívea nas últimas listas de registros disponíveis. Nos últimos anos, portanto, nascem pouquíssimas Níveas nos países de língua portuguesa. O que é uma pena: é um tesouro escondido.

Como tem 5 letras, é curto, sonoro e tem toda uma vibe moderninha, deve ser uma boa alternativa para substituir os cansadíssimos Sofia, Julia, Luísa, Laura e adjacentes. 



By




.

10 comentários:

  1. Nívea é meu nome, amo ele! As pessoas se incomodam com a marca, mas eu nunca liguei.

    ResponderExcluir
  2. Tb amo meu nome e quanto a marca n me importo até brinco com isso kk

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Nívia, uma variante. Foi um pequeno erro do cartório, mas é por causa da marca q tenho esse nome. Mas se não falam do creme, logo te chama de Nívea Maria kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. É mesmo minha filha tbm chama Nívea e de vez enquanto chamam de Nívea Maria kkkk esse nome é Lindo!

    ResponderExcluir
  5. É mesmo minha filha tbm chama Nívea e de vez enquanto chamam de Nívea Maria kkkk esse nome é Lindo!

    ResponderExcluir
  6. O meu nome é nivea e eu ja me apresento para as pessoas falando que a pronúncia é igual a do desodorante pq ninguém nunca acerta falar meu nome

    ResponderExcluir
  7. Eu digo : Nívea como o creme ! Kkkk .. amo meu nome !

    ResponderExcluir