quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cibele




Cibele é um nome de significado desconhecido, possivelmente a partir de raízes frígias, significando tanto "pedra" como "pêlo". Este era o nome da deusa frígia da fertilidade e da natureza, mais tarde adorada pelos gregos e romanos. A grafia Cybele é usada no inglês e em grego, a grafia é Kyveli. Em Roma, era conhecida com Magna Mater. 

Em Portugal, na lista de nomes mais registrados, encontrei apenas em compostos: Melissa Cibele, Maurícia Cibele, Taíssa Cibele; Aparentemente, portugueses acham que a terminação "issa" combina com Cibele. 

Em São Paulo (Arpen/SP, 2014), foram 21 meninas chamadas Cibele, 14 na grafia Cibely, outras 14 na grafia Cibelle e 45 Cibelly. Ainda encontrei 15 registros da grafia Sibelly, que eu fico em dúvida se era para ser Cibele ou Sibila, ou uma mistura dos dois. 

No Brasil, podemos citar Cibele Breide, atiradora esportiva brasileira e Cibele Larrama, atriz brasileira; Além dessas, há uma artista plástica brasileira chamada Cybele Varela e uma cantora brasileira conhecida apenas por Cybele.

Cibele é um nome, na minha opinião, bastante doce e feminino, adequado para pessoas que buscam essas características para nomear uma filha. 



By



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário