quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Yoren

.
Yoren é um nome utilizado pelo autor George R.R Martin para um personagem secundário da sua obra "Crônicas de Gelo e Fogo", adaptado para uma série da HBO chamada Game of Thrones. 

A dificuldade de encontrar fontes de significado e origem deste nome aponta para a possibilidade dele ter sido totalmente inventado. Mas possivelmente, George teve várias inspirações:

Primeira hipótese: Ele pode ter baseado-se em Yoram (Yeroham), forma hebraica de Joram ou Jehoram, que significa "exaltado pelo Senhor". Este era o nome de um rei de Judá, no Antigo Testamento.

Segunda hipótese: George pode ter inspirado-se em Yori, nome masculino japonês que significa "confiança".

Terceira hipótese: George pode ter retirado o K e colocado um N no final do nome de Iorek Bymison, personagem do "urso" de Fronteiras do Universo, adaptado para o cinema como "A Bússola de Ouro". 

De qualquer maneira, Yoren me parece bastante familiar. Tem uma sonoridade parecida com outros nomes iniciados com "I" seguido de vogal, como Iago. A terminação em "en" é suave e contrapõe a masculinidade exagerada que muitas vezes se exige de um nome para menino.

Acho que Yoren poderia sair da literatura e vir a nomear alguns meninos na vida real. Talvez soe estranho para Portugal, onde as pessoas são tradicionais em relação a nomes, mas para o Brasil com certeza pode ser atraente e apelativo, visto que existe um gosto mais acentuado por nomes estrangeiros anglófonos. 




By





.


Nenhum comentário:

Postar um comentário