domingo, 18 de outubro de 2015

Fábio

Ator brasileiro Fábio Assunção. 


Fábio deriva de Fabius, um nome de família romano que significa 'Feijão' vindo do latim 'faba'. Apesar de que, o Baby Center e o Wikipédia dão o significado "plantador de favas". Resta saber se no império romano, haviam favas ou feijões. 



Enquanto encontrar uma referência de Fábia, o feminino, é algo penoso, as referências de Fábio são abundantes e numerosas. Era um nome querido na geração dos anos 70, 80 e 90 e ainda tem resquícios de popularidade.



No estado de São Paulo, de acordo com a Lista Oficial disponibilizada pela Arpen/SP (2014) foram 227 registros de Fabio (sem acento) 163 registros de Fábio (com acento), totalizando entre as duas grafias 390 registros. 


Em Portugal, a popularidade de Fábio está logo atrás de Artur, com 107 registros no ano de 2014. 


Historicamente, temos os três "Quinto Fábio Máximo": Quinto Fábio Máximo, politico e militar romano; Quinto Fábio Máximo Ruliano, político e militar romano, herói das guerras Samnitas; e o outro Quinto Fábio Máximo Gurges, filho do anterior e cônsul romano de 292 a 276 a.C. 



Atualmente, temos vários exemplos, entre eles: 1) Fábio Assunção, ator; 2) Fábio Junior, cantor; 3) Fábio de Melo, sacerdote católico e escritor; 4) Fábio Porchat, comediante;


By




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário