segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sabina



Sabina é a forma feminina de Sabinus, um cognome romano que significa "sabino" em latim. Os sabinos eram um povo antigo que viviam no centro da Itália, suas terras foram assumidas pelos romanos após várias guerras. Segundo a lenda, os romanos sequestraram várias mulheres sabinas durante uma invasão, e quando os homens vieram para resgatá-las, as mulheres foram capazes de fazer a paz entre os dois grupos. Este nome foi usado por vários santos iniciais.

Uma variante pode ser Savina (italiano), sendo que as formas masculinas são Sabino, Savino (italiano), e em outras línguas em forma feminina temos Sabien (holandês), Sabine (francês), Szabina (húngaros). 

Sabina Spielrein foi uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. Russa, de uma família de mercadores judeus, foi assassinada em 1942 por soldados nazistas na mesma cidade onde nasceu. Há ainda, Sabina Deweik, é uma referência mundial em pesquisa de Tendências e Consumo, unindo com maestria uma formação acadêmica bem fundamentada à experiências marcantes em pesquisas práticas e em projetos importantes com as melhores empresas nacionais e internacionais.

Na lista de nomes registrados em Portugal em 2014, teve uma menina sortuda chamada Sabina. É um tesouro estranhamente esquecido. Já no Brasil, ele é mais esquecido ainda: não há nem a mais remota referência de Sabina no Brasil. 

É um nome que, na minha opinião, deve ser resgatado na atualidade. Embora se trate de nome de origens antigas, tem um ar fresco e moderno. 



By



.

13 comentários:

  1. No Brasil, Sabina era o nome de uma das filhas de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos símbolos da luta contra a escravização.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma prima, brasileira, nascida em 72 que se chama Sabia

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Maria Sabina então temos Sabina no Brasil,sempre fui questionada,na infância,na escola riam do meu nome muito tempo sofri,mas hoje sou grata por meus pais terem me dado o nome da minha avó paterna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Sabina

      Excluir
    2. meu nome também, tenho que explicar tantas vezes que e sem R

      Excluir
  4. Sabina era o nome da mãe de Dandara. Dandara foi esposa do avô de Zumbi e depois esposa dele. Me chamo Sabina por causa do meu tio-avô. Moro em Nova Iguaçu no Rio de Janeiro e só tem 27 pessoas com esse nome aqui.

    ResponderExcluir
  5. Minha bisavó Sabina, depois vieram todas as mulheres com sabina como nome composto

    ResponderExcluir
  6. Todas as mulheres da minha família possuem o Sabina como segundo nome.

    ResponderExcluir
  7. Minha bisavó se chamava Sabina Maria, o nome existe há muito tempo no Brasil, só não é comum.

    ResponderExcluir