quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Karitiana

.
Karitiana é um povo de língua Tupi-Arikém de Rondônia. Também é escrito como "Caritiana". Porém, essa é uma denominação dada pelos brancos, pois eles se auto denominam Yjxa.

Não se conhece a origem ou a etimologia da palavra Karitiana, que os próprios índios afirmam ter-lhes sido atribuída por seringueiros que penetraram seu território no final do século XIX e início do século XX.

Os Karitiana denominam-se simplesmente Yjxa,  pronome da primeira pessoa do plural inclusivo – “nós”, também traduzido como “gente” –, em oposição aos Opok, os “não-índios” em geral, e aos opok pita, os “outros índios”. A população Karitiana atual é de cerca de 320.

De alguma forma, penso que pode ser usado como nome próprio, já que entre eles é usado como sobrenome. Um índio nascido na aldeia é registrado como "João Caritiana", por exemplo.

Parece uma junção de Cari + ana, com uma outra sílaba no meio.


Seria uma forma de homenagear esse povo indígena, que segundo estudos científicos, tem genes muito parecidos com aborígenes australianos, o que se trata de um grande mistério para a ciência. Ainda mais que eles já estão quase extintos.

By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário