quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Moatira

.


Moatira é um nome provavelmente inventado para a personagem de A Muralha, interpretada por Maria Maya. Não existe qualquer outra referência anterior de existência do nome, portanto, ele deve ter sido criado especialmente para a minissérie exibida no ano 2000, na Rede Globo.

Aparentemente, parece a junção de Moara (um nome indígena que indica parteira) e Potira (outro nome indígena já usado na novela Irmãos Coragem que é a denominação dada a uma espécie de planta). 

Na minissérie, Moatira é uma Índia bonita, ingênua e espontânea, tem sua família destruída pelo ataque da bandeira de Dom Braz. Seu namorado é morto e seu filho é levado por Tiago, que fica com pena deles e a defende quando é molestada por um mestiço de Bento. É levada por Bento Coutinho, passa pela casa de Dom Jerônimo, onde é molestada e torturada. 

Acaba sendo protegida por Ana e Padre Miguel. Gosta dos rituais católicos, embora não pratique nenhum deles. Está sempre perplexa com a noção de pecado dos brancos e vai se deixar levar pelo sentimento que também nutre pelo jesuíta Padre Miguel. Moatira morre contagiada pela gripe, vírus que matou muitos indígenas que não tinham defesa contra a doença do branco. 

Moatira, embora um nome inventado para a dramaturgia, pode perfeitamente ser usado no mundo real. Quem não tem conhecimento de tupi, pode acreditar piamente que se trata de um nome genuíno. 


By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário