terça-feira, 6 de outubro de 2015

Oriana


.


Portugueses conhecem muito bem esse nome associado à Fada Oriana, história da autora Sophia de Mello Breyner. Já para os brasileiros, ele é um ilustre desconhecido. Um nome que permanece sem ter o seu potencial descoberto em terras tupiniquins.

O nome é possivelmente derivado do latim “aurum”, que quer dizer “ouro”, ou então de seus derivados, como “oro”, no espanhol. Nesse caso, seria etimologicamente semelhante em termos de significado com os nomes Aurelia, Zlatan, Criseide, Kim e Golda. Na lenda medieval, Oriana era a filha de um Rei da Inglaterra que se casou com o cavaleiro Amadis de Gaula. As versões francesas do nome são Oriane ou Orianne.

Na Wikipédia italiana temos a variante gráfica Orianna, e as formas masculinas Oriano, Orianno e Oriando. Segundo outros sites, pode significar o dourado do amanhecer (Golden Dawn). Também é possível encontrar nas grafias Oureana e Oreana, que tem menos referências. Por vezes é sinalizado como uma simples junção entre Oria e Ana. 

Oriana também é um título poético para a Rainha Elizabeth I,  usada em textos elogiando seu poder e beleza.  Um personagem histórico é Oriana Fallaci, jornalista italiana que foi ex-guerrilheira durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, temos Oriane de Guermantes (duquesa de Guermantes), personagem do romance semi-autobiográfico em sete volumes escrito por Marcel Proust, “Em busca do tempo perdido”.


Oriana, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), é o nome de 532 pessoas apenas. A maior concentração é no Amazonas, e a maioria delas nasceu nos anos 80. 

Esse nome passa uma sensação de mistério e beleza poderosamente feminina aos portadores.  O som do nome faz lembrar várias palavras, como aura, aurora, ouro e ate mesmo dá a impressão de se tratar de uma menina/mulher oriental, por conta da palavra oriente. É um nome adequado para uma pessoa sofisticada, inteligente e impressionante. 

Oriana é um nome que eu usaria para uma personagem de um mundo mágico, talvez uma fada, uma elfo ou uma bruxa boa. Acho que é por que passa uma imagem, uma impressão de misticismo e esoterismo. 


Uma referência importante é Oriana Fallaci, uma escritora e jornalista italiana. De uma esquerdista nos anos sessenta, tornou-se a principal crítica do Islã na atualidade da Itália. Há também Oriana Milazzo, uma jogadora de basquete italiana. 


By





.

Um comentário: