quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Ornella





O nome Ornella foi criado pelo autor italiano Gabriele D’Annunzio, para seu romance “La Figlia di Jorio” (1904). Aparentemente foi criado a partir da palavra italiana “Ornello”, que denomina a floração da árvore de Freixo, já que o próprio Freixo em italiano é chamado de “Orno”. O nome lembra a árvore então alguns sites dão o significado como sendo “pequeno freixo”. 

Independente disso, o nome lembra a palavra ornamentação, ou seu verbo correspondente “ornamentar”, que se refere a enfeitar. Por isso, uma menina chamada Ornella sempre lembra uma pessoa que veio para enfeitar o mundo, enfeitar a vida.

Entre as personalidades com esse nome citamos: Ornella Muti, atriz italiana; Ornella Della Libera, policial e escritora italiana; Ornella De Zordo, política e professora italiana; Ornella Ferrara, atleta italiana; Ornella Vanoni, compositora e atriz italiana; Ornella Sizzi, notável cirurgiã italiana que é conhecida como pioneira no campo da cirurgia minimamente invasiva; Ornella Bruni, personagem na novela “Um posto al sole”.

Os nomes italianos tem se constituído uma moda bastante duradoura no Brasil, vide Lorenzo e Pietro. Há quem diga, inclusive, que o fascínio por nomes italianos substituiu em parte o fascínio por nomes ingleses de pegada americana dos anos 80 e 90. Portanto, Ornella é um nome que tem potencial entre os brasileiros.

Porém, apesar de italiano, ele está se tornando raro na Itália. Apesar de um considerável número de adultas com esse nome, em 2013, apenas 20 meninas com esse nome nasceram em todo o país (colaborou Stefania Giungale, do Nomix.it).

Apesar do começo “Orne” um pouco exótico, a terminação “Ella” é bem conhecida e apreciada nos países de língua portuguesa, dada a expressão de nomes como Isabela, Gabriela, Rafaela, Manuela, etc. Além disso, nomes com a inicial ‘O’ no universo feminino dão um tom todo especial de sobriedade e força.

Entretanto, ainda não foi descoberto pela maioria da população. Em São Paulo, nos dados disponíveis na Arpen/SP, não aparece nenhum registro de Ornella. Claro que a Arpen/SP exclui da lista todos os nomes com número de registros menor ou igual a 10: assim não podemos afirmar que não nasceu nenhuma Ornella no estado de São Paulo em 2014, mas sim, que se nasceram, o número é muito pequeno e não foi contabilizado na lista.

Na lista da Arpen/SP do ano de 2015, há apenas 2 registros de Ornella.  Em termos de Brasil, segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Ornella é o nome de 142 pessoas apenas, a maioria nascida nos anos 90 e no estado de São Paulo. A grafia Ornela tem 180 pessoas. 


***Algumas referências foram retiradas do texto “Ornella – Nomes Italianos, escrito por Ana Clara Benício, para o Blog dos Nomes)





.

Um comentário: