quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Morena

A atriz Nanda Costa que interpretou
a personagem Morena em Salve Jorge


O nome Morena acabou ficando mais conhecido após a escritora Glória Perez ter o escolhido para sua personagem na novela Salve Jorge, interpretada pela atriz Nanda Costa. Na trama, Morena era uma jovem criada no Morro do Alemão, que acaba sendo sequestrada e escravizada sexualmente na Turquia. 

Com relação ao nome, é bastante óbvio que se trata de um nome literal. Utilizamos a palavra morena para designar uma pessoa cuja pele tenha tonalidade marrom ou então, que tenha cabelos escuros. É um nome muito adequado para o tipo de pele de muitas das nossas brasileiras. 

Porém, o nome Morena não é exclusividade da teledramaturgia. Nascida em 1979, Morena Baccarin, atriz brasileira radicada nos Estados Unidos desde os sete anos de idade, conhecida por alguns papeis em filmes e séries, teve seu nome escolhido por sua mãe, que ao saber que uma maquiadora com quem trabalhou tinha batizado sua filha como Morena, gostou da ideia e decidiu fazer o mesmo. 

Como referências a esse nome podemos citar ainda:  Morena Camarelli é uma cantora maltesa. Morena Camarelli foi a representante de Malta no Festival Eurovisão da Canção 2008;  María Cristina De Giacomi, mais conhecida como Cris Morena, (Buenos Aires, 23 de agosto de 1950) é atriz, cantora, compositora, escritora, produtora e apresentadora argentina; Nina Morena Pêra Motta (Cidade do Rio de Janeiro, 30 de Julho de 1980) é uma atriz brasileira. Mais conhecida por interpretar a Danielle da Padaria em A Grande Família, da Rede Globo de Televisão. 

Ainda podemos citar Morena Clara, uma telenovela venezuelana, produzida no ano de 1993, pela Venevision. Foi protagonizada pelos atores Astrid Carolina Herrera e Luis José Santander, tendo como destaque Gabriela Spanic em papel antagônico. Morena Taraku é o nome da Miss Kosovo do ano de 2010; Uma conhecida marca de roupas de praia chama-se Morena Rosa

No Rio Grande do Sul, temos uma música regional bastante conhecida chamada "O tranco da Morena Rosa". 

Na lista da Arpen/SP, do ano de 2015, Morena teve apenas 17 registros. Ele poderia ter muito mais potencial, já que Clara, seu antônimo por assim dizer, tem 1275 registros no mesmo ano. Aposto que a maioria das Claras, na verdade, são "morenas".

Com certeza é um nome com pegada hippie por ser literal, mas também trata-se de uma palavra bastante conhecida e já usada para nomear algumas coisas. Por isso, creio, não haverá estranhamentos. Ate por que, se as pessoas acham normais e tradicionais os nomes Clara e Branca, evidentemente não há problema nenhum com Morena. Além disso, Morena e Lorena (um popular do Brasil) só troca uma letra, portanto, a sonoridade é legal. 

Também fica muito sonoro e esteticamente bonito os nomes compostos Maria Morena e Ana Morena. Além desses, ainda funciona bem com outros compostos. 



By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário