terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pitanga

.

Amora teve 26 registros em São Paulo no ano de 2014, e tem ganhado cada vez mais adeptos. É um nome de fruta, e muito da resistência a esse nome se deve a isso. Hoje em dia não é tão difícil encontrar numa pesquisa rápida pessoas com nomes hippies: Sol, Lua, Relva, Terra, Raiz, Concha, Luz, Cristal, Pérola, Pétala, etc. 

Isso é muito legal porque abre perspectivas para que a gente amplie bem mais nossos horizontes e abra nossa cabeça para nomes antes não cogitados. Se pararmos para pensar, todos os nomes que temos possuem significados que vão desde elementos da natureza, virtudes, animais, etc. Portanto, não é uma novidade para humanidade nomear os filhos de acordo com palavras que expressem simbologia. Aí que chegamos a Pitanga.

Acho que automaticamente remete à Camila Pitanga, atriz brasileira. Mas não, gente, não é um composto. No caso da atriz, é o sobrenome dela. Era hábito entre senhores de escravos dar nomes de árvores aos escravos recém comprados, como José Lima, João Pitanga. Logo, não se animem. Mas por outro lado, o fato desse nome ser conhecido e repetido na mídia o tempo todo, facilita para aceitarmos a sua sonoridade numa boa.

Além de ser o nome da frutinha da Pitangueira, Pitanga tem origem e significado. A palavra "pitanga" vem do termo tupi antigo ybápytanga, que significa "fruto avermelhado" (ybá, "fruto" + pytang, "avermelhado" + a, sufixo), numa referência à cor mais comum do fruto. Portanto, além de um nome literal e hippie ainda é um nome indígena. 

Por ser uma fruta nativa do Brasil e nomeada a partir de uma palavra em tupi-guarani, em países onde ela tenha chegado, é conhecida pelo mesmo nome. Ou seja, não existe tradução para Pitanga em outras línguas. Deste modo, quem quiser usar, terá que se contentar com a palavra substantiva em português mesmo. 

Geralmente uso o argumento de que uma determinada palavra literal pode ser bem vista como nome, a partir da sonoridade parecida com outro nome conhecido. Entretanto, não é fácil achar um nome começado com "Pit" e terminado em "anga". Ele é único. Por que eu acho sua sonoridade boa para nomear um ser humano? Bom... Por que sim! 

Acho que Pitanga pode ser um nome fofíssimo para uma pessoinha em potencial.





By



.


Um comentário: