sábado, 14 de novembro de 2015

Papoula

.





Papoila (português europeu) ou Papoula (português brasileiro) é uma flor da família das Papaveraceae, abundante no hemisfério norte, cultivada para ornamento, ópio ou comida, dependendo do gênero.

A Papoula era conhecida já em tempos remotos, tinha prestigio entre os médicos da Grécia Antiga, sendo associada a Hipnos, deus do sono, pai e Morfeu. Essa era a planta favorita de Hipnos por isso sempre é representado com os frutos dela na mão. Há uma estreita relação entre a Papoula e a deusa grega Nix, a Noite, representada coroada com papoulas. Os sumérios já usavam a Papoula, há mais de 5 mil anos atrás para combater problemas: os antigos comiam a flor inteira ou mascavam para obter o sumo; Na Mesopotamia, há relatos de que era usada para cura de insônia; Os assírios e babilônicos herdaram a arte de extrair o suco leitoso para fazer remédios.

A papoula é conhecida há mais de 5 mil anos - os sumérios já a utilizavam para combater problemas. Os antigos comiam a flor inteira ou a maceravam para obter o sumo. Na Mesopotâmia, curavam-se doenças como insônia e constipação intestinal com infusões obtidas a partir da papoula. Mais tarde, os assírios e depois os babilônios herdaram a arte de extrair o suco leitoso dos frutos para fazer remédios. Hipocrates foi um dos primeiros a escrever sobre seus efeitos, mas o uso do ópio difundiu-se pela Europa no século XVI, mas sofreu forte combate quando a Igreja Católica começou a controlar os remédios. Nessa época, Paracelso, um famoso médico e alquimista, elaborou um concentrado de suco de Papoula, que teria o poder de curar doenças. Com o tempo e com a expansão das rotas comerciais, o ópio acabou por se tornar uma droga universal.

Por volta de 1803, o cientista alemão Frederick Sertuener, observando que os diferentes subprodutos da Papoula produziam efeitos diversos, procurou isolar os elementos narcóticos do ópio. Assim, ele obteve um cristal alcalóide de efeito muito intenso: era a morfina. O nome morfina veio, sugestivamente, da denominação de Morfeu.

Papoula Pomfrey (em inglês: Poppy Pomfrey) ou Madame Pomfrey como é chamada, é uma personagem fictícia da série Harry Potter. Ela é a curandeira-chefe da ala hospitalar de Hogwarts, conhecida por ser talentosa e autoritária quanto as regras de sua enfermaria. Nas adaptações para o cinema, Papoula é interpretada por Gemma Jones.

Pensei em Papoula como nome próprio por conta, justamente, da leitura da saga Harry Potter. Achei extremamente sonoro e forte, e ao mesmo tempo, feminino. O uso de Papoula como nome próprio foi irresistível e imediatamente fui incluir na minha lista de nomes hippies simpáticos. Mas convenhamos: precisa ter personalidade, ser forte e ousado para usar um nome como Papoula. É um nome para pessoas com mente evoluída e muito atrevimento. 







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário