domingo, 15 de novembro de 2015

Mila






Para início de conversa, Mila foi apenas um diminutivo para os muitos nomes eslavos que terminam em –Mila, vocábulos que significam, segundo a crença, graciosa ou querida. Mila é um nome curtinho, apenas quatro letras, tendo tudo para cair no gosto das pessoas, como Malu e Luna, por exemplo, de modo que reflete sim esses conceitos. Mila lembra imediatamente algo amável.

A sonoridade é simpática, amistosa e cheia de ternura mas é inevitável lembrar da música “Oh, Mila, mil e uma noites de amor com você...” do cantor Netinho. No Brasil, poderia ser considerado um diminutivo de Camila, Jamila, Ludmila. Entretanto, para quem gosta de nomes curtos, ele pode ser uma interessante opção sozinho, sem precisar ser diminutivo de nada.

Porém, há que se observar que Mila ficou com apenas dois registros em Portugal e 19 no estado de São Paulo, no ano de 2014, sendo ainda um nome a ser descoberto. Mas em outros rankings, ele tem destaque: Na Bélgica, ele ocupava a 25ª posição em 2012, no Canadá e na Finlândia, em 2014, ele tambem ficou na 25ª posição, e na Nova Zelândia, em 2014, conquistou o 16º lugar. E por fim, para surpresa geral, foi o 4º nome mais usado na Holanda.

Assim, com base nos rankings internacionais, Mila é um nome que se encaixa perfeitamente na categoria “nomes internacionais”, visto que há uma boa quantidade de países que o reconhecem facilmente e muitos que tem esse nome no seu Top 100.


Mila é o nome de 4.701 pessoas no Brasil, segundo o IBGE, em sua ferramenta Nomes no Brasil, baseada no Censo 2010. Esse número não o coloca nem entre os 1000 nomes mais usados no Brasil, mesmo assim, não é um nome subutilizado. O estado de maior frequência é o Amapá, e quase 1.700 das Mila’s registradas nasceram nos anos 90.


Como referências, podemos citar a belíssima atriz Mila Kunis, e também Mila Jovovich. Também podemos destacar a heroína do folclore croata, Mila Gojsalic, que em defesa de sua honra pessoal e de outras mulheres, desarmou um exército invasor, impedindo sua vitória.



By




Nenhum comentário:

Postar um comentário