domingo, 15 de novembro de 2015

Ana Terra

.

Ana Terra é o nome da principal heroína de "O tempo e o vento", romance histórico de Érico Veríssimo. No caso da personagem, o seu nome é Ana e o sobrenome é Terra. Portanto, não é um nome composto.

Na história de Érico Veríssimo, Ana Terra é uma jovem que mora com  os pais e o irmão. Famosa pela frase "noite dos ventos, noite dos mortos", ela se apaixona por um mestiço indígena chamado Pedro e engravida dele. A partir daí sua vida se torna uma desgraça, pois seu pai e seu irmão assassinam Pedro em nome da honra e anos depois a fazenda é assaltada por castelhanos. Seus pais e seu irmão foram mortos, e ela e o filho se mudam para Santa Fé, onde dão origem a famosa família Terra-Cambará. 

Mas de alguma forma, os dois nomes fluem juntos e parece que trata-se de um nome composto, então passou a ser usado ocasionalmente como nome próprio. 

Por conta da palavra "Terra", ele passou a ser considerado então um nome literal hippie. É, por exemplo, o nome da atriz Ana Terra Blanco (que tem irmãos com nomes hippies Pedro Sol, Daniel Céu, Lua, Estrela e Marisol), que interpretou a personagem Ângela na novela teen Malhação (2011).

No caso da compositora brasileira Ana Terra, seu nome real é Ana Maria Terra Borba Caimmy, que tem músicas gravadas inclusive por Elis Regina e Maria Bethânia. Ela gosta de ser chamada de Ana Terra e adotou esse nome como artístico. 

Ana Terra também é o nome de uma ilustradora porto-alegrense, mas no seu perfil não consta se o nome é real ou artístico.

Apesar da sonoridade forte de Terra, o Ana na sua frente suaviza bastante, e por isso considero uma boa alternativa para quem gosta de nomes literais compostos com Ana.




By



.



Um comentário:

  1. Acho lindo esse nome Ana Terra as pessoas estranham no início mas é um nome que tem uma personalidade e identidade muito forte

    ResponderExcluir