domingo, 15 de novembro de 2015

Abel

.


Abel é um personagem bíblico bastante conhecidos. No livro de Gênesis, no Antigo Testamento da Bíblia, Caim e Abel são os primeiros filhos de Adão e Eva. De acordo com a história bíblica, Abel sempre foi o preferido de Deus e por isso Caim morria de inveja, o que fez assassinar seu irmão e ser exilado. 

Significa "respiração" ou "fôlego" a partir do nome hebraico הֶבֶל (Hevel) ou הָבֶל (Havel). Em algumas fontes, é interpretado também como "efêmero", dada a brevidade de sua vida, referindo-se ao personagem bíblico Abel, morto ainda na juventude.

Na Inglaterra, esse nome superou-se em uso durante a Idade Média, e foi comum durante a era puritana. Pode ser encontrado em outras línguas como Hevel (Hebraico Bíblico), Aapeli (finlandês), Hebel, Hevel (hebraico), Abel (húngaro), Abele (italiano).


No Brasil, Abel é o nome de 26.697 pessoas, segundo os dados do IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010). Número este que faz dele o 379º nome masculino mais usado no Brasil no período da pesquisa (mais ou menos 1930 até 2010). A maior taxa de frequência é Roraima, e a maioria nasceu nos anos 90.  

Na lista da Arpen/SP do ano de 2015, apenas 19 meninos chamados Abel foram registrados. Isso significa que nos dias de hoje, Abel é um nome raro para crianças. 

Abel da Dinamarca foi o Duque de Schleswig de 1232 até sua morte e também Rei da Dinamarca a partir de 1250. Pode-se citar Abel Braga, ex-jogador de futebol e atual técnico; Abel Silva, cantor e compositor brasileiro; 

Referências:

Abel Balbo, jogador de futebol, treinador de futebol e agente desportivo argentino;
Abel Bonnard, poeta, romancista, ensaísta e político francês;
Abel Braga, futebolista brasileiro e treinador de futebol;
Abel Decaux, compositor, organista e professor de francês;

Abel Ferrara, diretor, ator, roteirista e músico;
Abel Gance, diretor, roteirista, ator, editor e cineasta francês;
Abel Hermant, escritor francês;
Abel Hernandez, jogador de futebol uruguaio;

Abel Hugo, escritor francês e crítico literário;
Abel Korzeniowski, compositor polonês;
Abel Montagut, escritor e tradutor de Andorra;

Abel Pacheco, político, médico, psiquiatra, personalidade de televisão e escritor da Costa Rica;
Abel Paz, anarquista, militar e historiador Espanhol;
Abel Posse, escritor argentino e diplomata;

Abel Tasman, navegador, explorador e cartógrafo holandês.






.


Nenhum comentário:

Postar um comentário