segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Selma

.


Selma é um nome de significado desconhecido, provavelmente um diminutivo de Anselma, que tem origem germânica e significa “proteção de Deus”. Também pode ter sido inspirado por poemas de James Macpherson, no século 18, em que é um dos nome usados em sua obra. No poema (Os Poemas de Ossian), Selma é o nome de um castelo e vem de “Shelma”, um termo gaélico que significaria “bela vista”.

Pode ser apresentado também na variante Zelma. Existe uma cantora da Libéria chamada Zelma Davis, que chegou à fama como uma das vocalistas da banca C & C Music Factory. Na obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, a filha mais nova dos Thénardier é chamada de Zelma por Cosette, sendo seu nome formal Azelma.

Também é o nome de uma cidade no Alabama, que foi palco de uma batalha em 1865, onde mais de três mil soldados morreram. Aliás, existe pelo menos uma dúzia de localidades nos Estados Unidos que foram nomeadas como “Selma”.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), há 102.116 pessoas chamadas Selma no Brasil. O Estado de destaque é o Rio de Janeiro, e os picos de registros foram nos anos 60 e 70. Esse total faz de Selma o 160º nome feminino mais usado no Brasil.

Com esse nome, podemos citar alguns exemplos:

Selma Blair, atriz americana; Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf, escritora sueca, primeira mulher agraciada com o prêmio Nobel de Literatura, em 1909; Selma Lopes, atriz e dubladora brasileira; Selma Reis, cantora e atriz brasileira;

Em relação ao seu uso em língua portuguesa, ele é raro na atual geração. Mas também nunca foi popular. Nas listas brasileiras, não há registros de Selma. Em Portugal, é um nome admitido na lista, mas só teve 1 registro no ano de 2014.


Acredito que seja um nome muito bom que anda esquecido e pode e deve ser melhor explorado pelas pessoas. Para mim, soa sofisticado e interessante, na medida em que uma mulher chamada Selma passa impressão de tranquilidade, equilíbrio e inteligência. 




By





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário