terça-feira, 24 de novembro de 2015

Taciara




Começo dizendo que Taciara talvez seja um nome inventado. Isso quer dizer que alguém pegou o começo de um nome, o fim de outro, juntou e Plim!... temos um novo nome. Por algum motivo, grafia, sonoridade, pinta de nome indígena, o nome vingou e hoje temos aí uma boa quantidade de Taciaras que fazem com que o nome inventado ganhe vida, literalmente, “exista”.

Lamentavelmente, não há nada sobre nos sites confiáveis que costumamos pesquisar. Portanto, nós que gostamos de onomástica temos aquele aperto no peito: Como assim, não vamos conseguir desvendar os mistérios desse nomezinho? Passamos a odiar o nome: maldita palavrinha sem origem, sem significado. Depois, inevitavelmente, apelamos: vamos pesquisar naqueles sites excomungados da antroponímia que na realidade, mentem descaradamente.

Embora seja provavelmente uma mentira das grandes, um dos sites fala que Taciara é uma variante do nome indígena Tacira e significa “arma cortante”. Não tem nenhuma chance de Taciara significar “arma cortante”, por que o sufixo “ara”, geralmente quer dizer pássaro.
Pesquisando incansavelmente, cheguei a algumas fontes do que parece ser confiáveis, dizendo que a palavra “Taci”, na língua tupi-guarani quer dizer “inseto”, ou então “formiga”. O que parece fazer sentido, logo que encontrei as seguintes palavras com as respectivas traduções:

Tacicema - Indígena - A Carreira Das Formigas.
Taciguara - Indígena - O Que Come Formigas.
Taciquara - Tupi - Aquela Que Come Formigas.

Observando que todas as palavrinhas têm “taci” e todas elas significam alguma coisa relacionada com formiga. Levando em consideração que “ara” geralmente é sufixo para “pássaro”, temos um significado sem sentido nenhum que seria “pássaro inseto” ou “pássaro formiga”.

Mas minha gente, cadê nossa capacidade de abstrair? (Eu desosso esse nome ou abandono a carreira de blogueira!). Vamos pensar, qual é a qualidade do pássaro? Voar. Então vamos lá: Taciara pode significar, na nossa tradução e interpretação livre da língua tupi-guarani, “Inseto voador”, ou “formiga voadora”.

É, não é um significado muito animador. Escolha aí se você prefere “inseto voador” ou “arma cortante. Estou amaldiçoando pela milionésima vez aqueles parvos que vieram aqui preocupados com o Pau Brasil e esqueceram-se de documentar a língua tupi-guarani e deixaram a gente interpretando às cegas. Muito obrigada, Cabral. #Sqn.

De qualquer forma, nomes com T são sempre marcantes. A sonoridade de Taciara é bonita, limpa, divertida. Acho que é um nome que, mesmo sem o beneficio do significado, é atraente. E aparentemente, nessa geração, é bem raro: nenhum registro em SP no ano de 2014 (Arpen/SP).


(Enxugando o suor da testa, agora que terminei minhas explanações teóricas). Espero que tenham gostado e até a próxima explanação teórica no que concerne “nomes indígenas”. 

.

4 comentários:

  1. Nossa que triste saber que não tem um significado tão legal,mais vida que segue né fazer o que, já acostumei com esse nome incomun pelo menos não é tão estranho,e fácil de se achar muitas pessoas com o mesmo nome😁

    ResponderExcluir
  2. Olá!Gostaria muito de saber o significado do meu nome Tassiara.
    Pós o meu usa dos s.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sabendo que meu nome Taciara e raro amo demais meu nome

    ResponderExcluir