terça-feira, 3 de novembro de 2015

Tulipa

.

O nome origina-se a partir da flor. Tulipa é um gênero da planta de florescência da família Liliaceae (liliáceas). Com cerca de uma centena de espécies, são usadas para ornamentação, e teve seu nome originado da palavra turca-otomana “Tulbend”, que significa “turbante”, adereço usado pelos homens turcos, por ter sua forma muito semelhante ao turbante.

Como nome próprio é usado muito ocasionalmente, em geral por pessoas bastante alternativas que tem bastante contato e sintonia com a natureza. Existem nomes de flores que são usados de forma universal, como Rosa e Margarida. Batizar as filhas meninas com nomes de flores denota o desejo de que ela tenha qualidades femininas como delicadeza e doçura. 

Porém, outros nomes com igual potencial não são tão usados, talvez pela sonoridade mais forte ou falta de costume. Tulipa é um deles.

Tulipa, na minha concepção das coisas, é um nome bastante familiar. Talvez pelo fato de gostar bastante de Filipa, que tem a mesma terminação. Aliás, Filipa é raro no Brasil, mas extremamente banal em Portugal, de modo que os portugueses não devem estranhar tanto o nome Tulipa quanto os portugueses.

Como é possível imaginar, não é fácil de achar referências desse nome. Uma delas é Tulipa Ruiz Chagas ou simplesmente Tulipa Ruiz é uma cantora, compositora e ilustradora brasileira, nascida em Santos e que desenvolveu sua carreira em Minas Gerais, tendo hoje 36 anos.

Acho que Tulipa, na vibe de Amora, tem um enorme potencial para ser usado como um nome próprio, romântico, delicado, mas ao mesmo tempo, forte e imponente. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário