terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Anísio

.

Há uma grande dificuldade em encontrar o significado preciso do nome Anísio. No Behind The Name aparece apenas a forma feminina Anysia, de modo que diz significar "cumprimento, conclusão", do grego "anuo", verbo que quer dizer  "para completar". 

Já o Dicionário de Nomes Próprios, que é o mais próximo de algo confiável que temos em termos de sites brasileiros, diz que Anísio é uma forma masculina de Agnes, que significa, portanto, cordeiro

Outra possibilidade etimológica do nome surge a partir de versão alternativa de Ana, acoplado um sufixo feminino. Anísia poderia ser uma junção de Ana com outro nome, momentaneamente desconhecido. Depois transformado em masculino. 

Já a Wikipédia italiana diz que Anísio vem do grego antigo Ανύσιος (Anysios), baseando-se na posibilidade de derivar-se também do termo grego ανισος (anisos), que significa "desigual". Uma última especulação denota que ele poderia ser derivado de Atanásio, forma portuguesa de Athanasius, do nome grego Αθανασιος (Athanasios) que significa "imortal".

De outro extremo, poderia ser uma variação do nome masculino árabe Anis, que quer dizer amigo, amigável. 

Diante de tantas possibilidades, numa pesquisa confiável, é muito difícil afirmar qual o verdadeiro significado de Anísio. Pelo menos, todas as probabilidades apresentadas são relativamente boas e nenhuma é constrangedora. 

No Brasil, é bastante conhecido pelo comediante Chico Anísio. Como nome próprio temos o exemplo do educador Anísio Teixeira. Não é usado com tanta frequência como nome próprio. Especialmente nas últimas gerações. Nas últimas listas disponíveis, seja no ranking do Baby Center ou nas listas oficiais de São Paulo, não há a mínima menção do nome Anísio dentre os registros.

O que, nesse ponto de vista, o torna ousado e especial. 


By




.


Nenhum comentário:

Postar um comentário