terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Zélia


A primeira pessoa que lembro ao falar sobre o nome Zélia, é da economista brasileira e única mulher a ocupar o Ministério da Fazenda no Brasil, Zélia Cardoso de Mello, durante o curto mandato do seu primo, o presidente Fernando Collor de Mello (destituído do cargo por impeachment). Não é uma lembrança muito  legal, eu sei, mas é um nome bonito. 

De acordo com as pesquisas, Zélia poderia ser:

A) Uma forma de Célia, que é o feminino do sobrenome romano Caelius, do latim, "céu".

B) Um feminino de Zelos, que significa "zelo, ardor, ciúme", em grego. No caso do asteróide 169 Zelia, ele foi nomeado por esse motivo. 

C) Forma latinizada de Zélie, que é um diminutivo de Azélie, talvez uma forma de Azalaïs (forma medieval de Adelais). 

D) Um anagrama de Eliza (obtido através da inversão das letras). 

Outras personalidades famosas brasileiras incluem Zélia Duncam, cantora e compositora, e Zélia Gattai, escritora.

É um nome que parece, à primeira vista, difícil de ser aplicado a uma criança pequena. Mas cabe muito bem à uma mulher adulta, forte e independente: todo mundo um dia cresce. 

Por ter a letra Z como inicial, foge dos nomes femininos mais comuns. A letra Z é sempre mais original que as outras quando se trata de nomeação, por isso, é uma boa alternativa de originalidade.

A raridade do nome Zélia no Brasil o torna bastante atrativo. Mesmos sendo forte, é feminino e marcante. Por isso, acredito que Zélia seja uma ótima alternativa para pais ousados e positivos. 



By



.



Nenhum comentário:

Postar um comentário