segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Talita & Talitha

.




Talita é uma forma portuguesa de Talitha que significa "menina" em aramaico. O nome é retirado da frase Talitha cumi que significa "menina, levante-se!" falada por Jesus, a fim de ressuscitar uma criança (ver Marcos 5:41). Em termos de significado, é portanto semelhante aos nomes Cora, Corinna, Colleen e Zita

Talitha é uma estrela que também faz parte da constelação da Ursa Maior (Ursa Maior). É um nome que passa uma sensação de atemporalidade, sua sonoridade é refrescante e seu significado é muito interessante.

Talitha Getty foi uma atriz. Ela foi considerada como um ícone de estilo da década de 1960.
Referências do nome na grafia Talita:  Talita Antunes, jogadora de vôlei de praia brasileira; Talita Castro, atriz brasileira; Talita Werneck, mais conhecida como Tatá Werneck é uma atriz e comediante brasileira.

Referências do nome na grafia Thalita:  Thalita Oliveira, jornalista e apresentadora brasileira; Thalita Rebouças, jornalista e escritora brasileira; Thalita Ribeiro, atriz e modelo brasileira; Talitha Getty, atriz e modelo holandesa e Talita Antunes, jogadora de vôlei de praia brasileira; Na grafia Talytha é possível encontrar Talytha Pugliesi, modelo brasileira.

Em São Paulo, no ano de 2014, Talita foi o nome dado à 113 meninas. A grafia Thalita obteve 189 registros. Thalyta obteve 44 registros, Talyta obteve 11 registros.

Segundo o IBGE (Nomes no Brasil, Censo 2010), Talita é o nome de 141.042 pessoas no país, no período da pesquisa. Isso faz dele o 116º nome feminino mais usado nesses termos. O estado de maior frequência é São Paulo, e a década da maioria dos nascimentos é 1990. Assim como na lista da Arpen/SP, no IBGE também encontramos várias grafias alternativas como Talitha (1.332 pessoas), Thalita (21.165 pessoas), Talyta (1.379), entre outras muitas. 


Embora tenha sido popular na geração anterior, nunca foi usado em demasia. Assim, continua sendo uma boa opção para nomear uma menina nascida nos dias de hoje. 






.

Um comentário:

  1. Nome lindo o sopro de vida dado por JESUS ♥️ queria muito colocar esse nome em minha lista mas minha cunhada se chama Talita.

    ResponderExcluir