segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Anthousa, Antusa & Anfisa



Anthousa é um grego nome do sexo feminino, que se classifica como uma variante do russo Anfisa, que tem relação com o nome Anthea e Antheia, da mitologia grega. Anthousa é uma das formas gregas antigas do nome, que deriva do grego “anthos”, ou seja, “flor”. Anthousa é praticamente desconhecido do Ocidente, e Anfisa é usado em russo, sendo o nome de uma santa bizantina do século IX.

A variante italiana é Antusa, que se encontra na Wikipédia italiana, poucas referências, como Antusa de Constantinopla, filha do imperador Constantino V, e de sua terceira esposa Eudóxia, considerada mártir pelos orientais, mas não considerada pela Igreja Ocidental. Há ainda, outra santa chamada Antusa dell'Onoriade, que foi fundadora de mosteiros, e mais tarde acusada de adoração de imagens, acabando por ser espancada e exilada. Ela teria sido a inspiração para o nome da Santa Antusa de Constantinopla.

Reza a história que quando a Imperatriz Irene, esposa de Constantino V, deu à luz à gêmeos, um menino e uma menina, depois de um parto difícil e perigoso, Antusa, que tinha previsto o resultado feliz da gravidez conturbada, recebeu grandes honras de parte da Imperatriz, que colocou seu nome para a menina recém-nascida. Antusa dell’Onoriade foi libertada da perseguição e tornou-se famosa em todo o Império, retornou para seu mosteiro e depois da realização de muitos milagres, morreu e tornou-se santa da Igreja Oriental.

Com o nome de Antusa (Anthusa), há cinco santas, todos orientais dos primeiros séculos do cristianismo; três também são mártires, segundo a informação do site Santi i Beati, em italiano (clique aqui para acessar).

Não é um nome que tenha uso nos dias modernos, de modo que não há nem sinal dele nos rankings disponibilizados no Behind The Name, assim como no Nomes no Brasil do IBGE ou então nas listas da Arpen/SP. Anthousa é simplesmente um nome que não existe mais, exceto na geografia.

É o nome do Castelo de Anthousa, em Parga, na Grécia, é também o nome de um hotel, em Apollonía, Grécia, e assim por diante. Como nome de uma pessoa “real”, não encontrei nada. Além de nomes de locais ou regiões, encontrei também um perfume de uma marca estranha.

Ou seja, Anthousa não é um nome usado na contemporaneidade. Já Anfisa, encontrei a atleta russa Anfisa Reztsova e Anfisa Počkalova , esgrimista ucraniana.

Das variantes, fora Anthea e Antheia, acho que Antusa ainda é a variante mais simpática e mais parecida com o grego Anthousa



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário