domingo, 13 de dezembro de 2015

Márcia



Márcia foi uma febre nos anos 70, pelo menos no que concerne ao Brasil. Se Patrícia foi a Sofia dos anos 80, Márcia foi a Sofia dos anos 70. Por isso, se você quer escolher o nome Márcia para sua filha - só talvez - você deva reconsiderar. Como ele ficou muito demarcado em uma determinada geração, agora ele seria considerado datado. 

Isso não lhe retira o status de um bom nome, digno, mas é previsível, e pelo uso em excesso em determinada época, é bom deixá-lo descansar por alguns anos, até que se torne original novamente. 


Márcia é uma forma feminina de Marcius, que é um cognome romano derivado do deus romano Marte, o deus da guerra. Pode ser encontrado nas grafias Marsha (inglês), Marzia (italiano) e Marcia (inglês). Diminutivos ingleses são Marci, Marcie, Marcy. A forma masculina mais comum é Márcio.

Marcia, sem acento, é uma palavra italiana que pode ser traduzida para o português como “marcha”. Já a palavra “marcio”, em italiano, quer dizer “podre”. Então, é bem desaconselhável usar esse nome caso tenha ligações com a Itália.

Esse nome também deu origem aos nomes Marciane e Marciana, ou seja, a junção de Márcia mais a terminação “ana”. Até onde sei, são usados no Brasil, mas desconheço seu uso em outros lugares do mundo.

Sendo pouquíssimo usado em crianças nascidas hoje, Marcia foi o nome dado à 32 meninas em São Paulo (Arpen/SP, 2014). Márcia, com acento, não foi encontrado.


Este é o nome da mãe de Daniel Radcliffe (conhecido pelos filmes em que interpretou Harry Potter): Márcia Gresham Radcliffe. Também é carregado pela atriz americana Marcia Gay Harden; 



By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário