domingo, 13 de dezembro de 2015

Ciano




O Ciano na verdade é um pigmento primário e cor secundária resultante da mistura das luzes azul e verde. Também chamado de verde-água ou azul-piscina. Embora originalmente seja o nome de uma cor, há vários motivos muito profundos para usá-lo como nome próprio:

Ciano é a cor de várias pedras preciosas como água-marinha e turquesa; É cor usada nas piscinas; É uma cor bastante comum em decorações de quartos para bebês; Muitos consultórios médicos, dentistas e veterinários usam esta cor nas paredes; É a cor do mar em pequenas profundidades; É a cor do céu nas primeiras horas da manhã; É a cor de certos corantes orgânicos como algumas cianinas.

É certo que a cor “Ciano” evoca pureza, calma, tranquilidade, serenidade, limpeza, etc. A etimologia da palavra não fica para trás: ele deriva do grego kyanós, «azul», pelo latim cyanĕu, «azul-escuro».

Ciano é um elemento de composição gramatical, derivado do grego “kyano” usado na composição de muitas palavras dando uma ideia de “azul”. Por exemplo, a “cianose” é a coloração azulada da pele resultante da má oxigenação do sangue.

Na verdade, Ciano ainda não possui status consolidado de nome próprio no mundo moderno. Mas já é um sobrenome italiano, e talvez, seja perfeitamente válido para ser usado para nomear seres humanos. 


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário