sábado, 12 de dezembro de 2015

Damaris




O nome Damaris, provavelmente significa “bezerro, novilha”, a partir da palavra grega δαμαλις (damalis). Esse é o significado assumido pelo Behind The Name. Mas, sempre há controvérsias. Outras fontes afirmam que trata-se de uma helenização do nome celta “Damara”, a deusa da fertilidade da mitologia celta. As invasões gaulesas na Ásia Menor pode ter miscigenado a cultura celta e grega, dando origem a um nome “misturado”.

E ainda, há quem afirme que Damaris seja uma forma helenística “moderna”, ou uma contração, do nome clássico Damarete, como a filha de Terão de Acragas que desposou Gelão I de Siracusa.

De acordo com o Novo Testamento, Damaris foi uma mulher convertida ao cristianismo por São Paulo. Ela vivia em Atenas, por volta de 55 d.C. De acordo com o livro de Atos dos Apóstolos, Damaris abraçou o cristianismo depois de ouvir o discurso de Paulo no Aerópago. É provável que ela tenha tido um alto status, pois somente assim uma mulher teria acesso ao local naquela época.

Damaris Mallma Porras (Huancayo, 26 de janeiro de 1986) é uma cantora de música folk peruana, representante da música andina contemporânea, que consiste de uma mistura do tradicional (em língua quíchua) e música pop moderna; Damares, nome artístico de Damares Alvez Bezerra de Oliveira é uma cantora brasileira de música cristã contemporânea, ligada ao movimento religioso pentecostal. Damaris Lewis é uma modelo Americana, nascida no Brooklyn, Nova Iorque, EUA;

O nome Damaris foi dado a 19 meninas no estado de São Paulo no ano de 2014 (Arpen/SP). Já Damares foi dado a 25 meninas. Segundo uma rápida pesquisa pelo Google e facebook encontrei uma série de variações desse nome. Quais são válidas, é difícil dizer, e provavelmente não seja nenhuma: Damaris, Demaris, Damares, Demares, Damires, Damiris, Damris, Damres, Dameris, Dameres, Tamares, Tamaris, e assim por diante. Além disso, encontra-se letras duplicadas das mesmas variações: Dammaris, por exemplo.

Esse nome soa, de certa forma, místico. Há uma canção de Patrick Wolf chamada “Damaris”, sendo a terceira música de seu quarto álbum, “The Bachelor”. De qualquer forma, a música é bem triste: My God damned Damaris/ Killed with last kiss/ God damned Damaris/ I loved you.


Acredito que Damaris (pelo menos no que concerne a grafia correta) foi recuperado por pessoas devotas ao cristianismo, com relação à Bíblia. Embora seja um personagem com pouca notoriedade, é um nome bíblico e portanto, cai no gosto de pais que tenham ligações religiosas. 


By




.

2 comentários: