sábado, 23 de janeiro de 2016

Ana Sophia





Ana Sophia ou Ana Sofia é um nome composto com dois nomes de origens distintas. Ana é de origem hebraica enquanto Sophia/ Sofia é de origem grega.

Ana tem origem no nome hebraico Hannah (Channah), que quer dizer "graciosa", "cheia de graça", através da transformação posterior do latim Anna. Seja na sua forma simples ou composto com os mais diversos outros nomes próprios femininos (Ana Paula, Ana Luísa, Ana Julia, etc.), Ana é considerado um dos nomes mais populares e difundidos de todo o Ocidente.

Ana é um nome bíblico: está, no Antigo Testamento, representado por Ana, a mãe do profeta Samuel; e no Novo Testamento está representado por Ana, a profetiza idosa de Jerusalém, que juntamente com Simeão reconhece o Messias no menino Jesus; A mãe da Virgem Maria, Ana, não é mencionada nos Evangelhos e faz parte de uma tradição cristã incorporada mais tarde, no entanto, é a sua notoriedade na Idade Média que garantiu a propagação do nome.

Sophia/ Sofia é um nome de origem grega, que significa “sabedoria” (Σοφια). É um dos nomes com significado mais difundido, até por que está na raiz da palavra “filosofia” (amor pelo conhecimento, do grego philos ou philia que quer dizer amor ou amizade).

Nesse caso hipotético, a junção de Ana + Sofia resultaria em “Cheia de graça e sabedoria”, um significado interpretativo muito auspicioso.  Na tradição gnóstica, Sophia é uma figura feminina, análoga à alma humana e simultaneamente um dos aspectos femininos de Deus.

Os gnósticos afirmam que ela é a sizígia de Jesus (veja a Noiva de Cristo) e o Espírito Santo da Trindade. Ocasionalmente é referenciada pelo equivalente hebreu Achamōth (em grego: χαμώθ) e como Prouneikos (em grego: Προύνικος, “A Libidinosa”). Nos textos da Biblioteca de Nag Hammadi, Sophia é o mais baixo dos Aeons ou a expressão antrópica da emanação da luz de Deus. Ela é considerada como a responsável pela criação do mundo material, ou uma das responsáveis, dependendo da tradição gnóstica. Você pode conhecer os mitos de Sofia aqui.

Na lista da Arpen/SP, do ano de 2015 foram 90 registros de Ana Sofia e ainda, 6 Anna Sofia, 261 Ana Sophia e 91 Anna Sophia; No ranking do BabyCenter Brasil, Ana Sophia é o 14º nome composto mais registrado no Brasil no ano de 2015.





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário