sábado, 23 de janeiro de 2016

Midori

.

Admito, se fosse Midora eu gostaria mais, por que tenho verdadeira fixação por nomes terminados em “ora”. Mas não é, e se alterarmos a grafia do nome, automaticamente fazemos com que ele perca o significado. E de fato, Midori é um nome japonês que significa literalmente “Verde”.  

É bastante popular entre os nipo-americanos e japoneses que vivem no estrangeiro, uma vez que se encaixa bem com nomes ocidentais. No Japão, é um nome clássico que tem sido razoavelmente bem utilizado por várias gerações sem tornar-se extremamente popular.

No Japão, nomes de cores simbolizam qualidades humanas. Neste caso, o verde simboliza a fama;

Midori é uma popular marca de licor de melão.

Como referência, podemos citar Midori Ito, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de 1992 em patinação artística, e também o nome de uma violinista famosa, Midori Goto. Na série de jogos eletrônicos Guitar Hero foi criada uma personagem em sua homenagem chamada Midori, que também é japonesa e uma ex-violinista, adepta do J-Rock.

Dentre os nomes japoneses que considero adaptáveis para o Brasil, Midori ocupa um privilegiado lugar entre os 20 primeiros. Não vejo problema em uma pequena Midori nascida no país, especialmente entre a população brasileira com descendência nipônica.


Midori. Baby Names Info.
Midori. Wikipédia.
Midori. Baby Names.
Midori. Behind The Names.


.

4 comentários:

  1. Na minha opinião, Midori no Brasil deve ser considerado como sobrenome e não como nome da pessoa, assim como é no Japão. Não conheço ninguém que nasceu no Brasil que coloque o primeiro nome Japones, normalmente vem um nome brasileiro antes, exemplo, Meire Midori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí é o famoso nome composto, não sobrenome. Tipo Luiz Gustavo ou Ana Maria.

      Excluir
    2. O meu nome é "Midôre" nome simples.

      Excluir
    3. Eu me chamo " Midôre"

      Excluir