domingo, 24 de janeiro de 2016

Cassiana & Cassiane


.
Cassiana é uma variação feminina de Cassiano, que por sua vez, é derivado de Cássio. Este, por sua vez, é um nome de família romana (sobrenome, provavelmente, que deriva da palavra em latim "cassus", ou seja, "vazio, vão". Este foi o nome de vários santos iniciais. 

O significado não é muito positivo, entretanto, é um nome com bastante simbologia especialmente religiosa e com uma sonoridade interessante. 

O Dicionário de Nomes Próprios já diz que Cassiana e todos os seus derivados e variações significam "natural de Cássia" ou "pertencente à Cássia", sendo Cássia uma comunidade italiana na província de Perugia. Outra origem apontada por esse site é que poderia derivar da palavra  hebraica Qetziáh, nome de uma madeira perfumada. Ambas as etimologias apresentadas não são comprovadas. 

No Brasil, uma variante muito utilizada é Cassiane, também feminino, com a leve mudança de terminação, do "ana" para o "ane". Existe até um cantora gospel chamada Cassiane, considerada um dos nomes mais importantes desse ramo musical, com sucessos de venda como seu álbum "Com muito louvor".

Cassiana também é um gênero de mariposa pertencente à família Crambidae. Cassiana Mallmann é o nome da ex-esposa de Paulo Zulu, casada com ele por 23 anos, sendo que ambos se conheceram em Paris quando trabalhavam como modelo. 

Como a maioria dos nomes com essa terminação, Cassiana é feminino e ao mesmo tempo, demarcado. A sonoridade é interessante, e hoje em dia, em bebês, é muito raro. Em São Paulo, no ano de 2014, de acordo com dados da Arpen/SP, foram registradas apenas 19 meninas chamadas Cassiane  e 11 chamadas Kassiane, com a mudança de grafia, e nenhuma Cassiana. 


.



4 comentários: