domingo, 24 de janeiro de 2016

Gerasim & Gerasimos


Esse texto foi 
originalmente publicado
no Blog dos Nomes. Para
acessar o link original,


Gerasim e Gerasimos são variantes do mesmo nome grego Gerasimus e significavelha honraGerasim é a variante em macedônio e Gerasimos é a outra variante grega. São Gerasimos foi um eremita do século V.


Tanto o nome quanto as suas variante não são comuns em países de língua portuguesa. Ambos são nomes longos e lembram Geraldo, um nome bem mais comum ao nosso ouvido. Para quem gosta de nomes que tenham um ar mais medieval e quase exclusivo, ambas as variantes atendem estes requisitos.


Gerasim e Gerasimos tem terminações iguais aos muitos nomes conhecidos em nosso convívio. Gerasim, por exemplo, tem a terminação -im de nomes que vem subindo no ranking a cada ano, como Benjamim (no Brasil) e Martim (em Portugal). Já Gerasimos tem a terminação -os de muitos nomes clássicos e usualmente vistos em compostos, como Carlos Marcos.


Estas duas variantes não são daqueles nomes que podemos dizer que ficarão comuns, como muitos nomes que temos medo de usá-lo por ter potencial para subir cada vez mais no ranking. Então para quem gosta de nomes, que como já havia falado no início do textos, mas raros, quase exclusivos, Gerasim Gerasimospodem ser ótimas opções.

Luinara Menezes.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário