terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Em 2015 nasceu uma Daenerys em Portugal


A informação é do Diário de Noticias português, com base na lista divulgada pelo IRN – órgão português que todo ano divulga todos os nomes registrados no país. Como Portugal é um país tradicional, Maria e João continuam a liderar listas de nomes mais atribuídos a bebês em Portugal. Mas há casos bem curiosos.

Dentre os 4 mil nomes diferentes escolhidos em Portugal, apareceu uma menina chamada Daenerys, como a personagem da saga Game of Thrones (Guerra dos Tronos). O nome, na verdade, é possivelmente uma invenção e já trabalhamos ele nesse post aqui. Isso prova que em Portugal, a diversidade entre culturas já supera o tradicionalismo. Como disse a tia da criança, num comentário na notícia: 

Há grande diversidade entre a cultura das várias regiões. 
As famílias levam muita coisa em conta na hora de 
escolher o nome de um filho, e uma delas é a 
expectativa que os pais têm para o futuro da criança. 
Daenerys significa Guerreira, Rainha dos Dragões. 
Sendo uma mulher destemida, os meus cunhados 
não poderiam ter escolhido melhor. 
Já marca a diferença por ser única (2015). (by 


Em 2015, nasceram 5324 meninas chamadas Maria e 1932 meninos chamados João em Portugal. Mas na lista completa de nomes usados no país, divulgada pelo Instituto dos Registos e Notariado, encontram-se outras escolhas mais invulgares por entre mais de 4000 nomes diferentes.

No topo da lista para as meninas, não há grandes surpresas: Maria em primeiro, Leonor em segundo (são 1999), Matilde em terceiro (1889). Seguem-se Beatriz, Carolina, Mariana e Ana.

Nos rapazes, entre os 1932 chamados João, 1778 chamados Martim e 1666 chamados Rodrigo, há também um Lenine e um Merlin, como o mitológico mago britânico. Os outros nomes mais comuns para menino foram Santiago, Francisco, Afonso e Tomás.
                    
Leia sobre Daenerys.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário