quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Lúcia

.
Um nome simples e elegante: assim é Lúcia, um prenome feminino originado no latim “Lux”, significando “luz”. Essa mesma palavra em latim deu origem à sobrenomes, como por exemplo, o “Da Luz” português. Significados como iluminada, luminosa e brilhante são atribuídos à Lúcia, por analogia. Era dado tradicionalmente à meninas nascidas na primeira luz da manhã.

Lúcia foi um dos nomes mais populares na Itália, e sua propagação pode ser atribuída ao culto a Santa Lucia, mártir de Siracusa, extremamente venerada na Idade Média, cuja adoração espalhou-se por toda a Europa cristã. É bastante conhecido em Portugal, no Brasil, na Espanha e em vários países com outras grafias.

O nome também influenciou a geografia, já que há vários topônimos que incluem “Santa Lúcia”. Além da famosa Santa Lúcia já citada, esse também era o nome da pastorinha mais velha que teria avistado Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Assim, muitas vezes Lúcia foi usado a partir de conotações religiosas, mas evidentemente ele é bem mais do que isso.

Lúcia é um nome que transmite doçura, simpatia e tranqüilidade. As pessoas podem até encontrar adjetivos ruins para ele, mas jamais poderão dizer que é feio, por isso acredito que dentro de pouco tempo deve subir nos números de registros, já que cada vez mais recupera-se os nomes clássicos.

Em Portugal, foram registradas 40 meninas chamadas Lúcia, mas na Espanha, esse nome ocupou o primeiro lugar na lista de nomes mais usados no mesmo ano. No Brasil, segundo a lista da Arpen/SP – 2015 foram registradas no estado de São Paulo, 20 meninas chamadas Lúcia e 23 Lucia, sem acento (também foi registrada uma Analúcia e uma Lucya).

Lúcia e um nome internacional, conhecido em qualquer parte e foi usado por famosos papais como Mel Gibson, James JoyceMira Sorvino e Eduardo Ponti. E também, a Lúcia Pevensie é a personagem mais legal de Crônicas de Nárnia. 

Algumas variantes de Lúcia: Lucy (inglês), Luce (italiano), Luzia (alemão), Lucinda, Lucy (inglês), Lucilla (italiano), Luca, Lucija (croata), Lucie, Lucinde, Luce, Lucette, Lucile (francês), Lúcia, Lucinda e Luzia (português), Llúcia (catalão),  entre muitos outros. Luciana também é um derivado de Lúcia. A variante mais difícil com toda certeza é a escocesa, Liùsaidh.


By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário