quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Floriano




Floriano é um nome imortalizado no Brasil na face de dois personagens: o seu Flô, da Grande Família, no âmbito artístico, e o Marechal Floriano Peixoto, presidente brasileiro na Primeira República.

O nome é a forma italiana de Florian, a partir do nome romano Florianus, um derivado de Florus. São Floriano, um mártir do século terceiro, é o santo padroeiro da Polônia e Áustria. Cognome romano que foi derivado de "flos" que em latim, significa "flor".

Forma feminina: Floriana

Outras línguas: Florianus (romano antigo), Florijan (croata), Florian (francês), Florian (alemão), Florian (Polonês).

Eu acho muito interessante nomes masculinos que tenham significados delicados, como por exemplo, que remetem a flores. Floriano é um dos nomes que se enquadram nesse time, que tem uma terminação claramente masculina mas mesmo assim, tem uma certa delicadeza e leveza. 

Em tempos em que procuramos desequilibrar os velhos paradigmas de "homem forte" e "mulher fraca", é uma boa opção usar nomes mais suaves e delicados para meninos. 

Por isso, Floriano pode ser uma excelente alternativa. Além disso, é raro na geração atual. Nenhuma das grafias possíveis do nome está exposta em nenhuma lista, oficial ou não, disponível. 

By




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário